RESIDUOS DE OFICINA MECÂNICA

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2014


GERAÇÃO E DESCARTE DE RESIDUOS DE OFICINA MECÂNICA

1. PROBLEMA FOCAL
As atividades desenvolvidas por oficinas mecânicas, relacionadas à reparação de veículos automotivos, geram diferentes tipos de resíduos sólidos e efluentes que precisam de tratamento adequado para que seu descarte não cause dano ao meio ambiente e a saúde pública. As pri atividades desenvolvidas por oficinasmecânicas, geram grande quantidade de resíduos.A falta de um gerenciamento desses resíduos, por partes das oficinas mecânicas, pode gerar um problema ambiental devido à quantidade de compostos químicos presentes neste meio. O Conselho Nacional do Meio Ambiente, em substituição da resolução 09/93, aprovou em 18/05/2005, a resolução CONAMA 362/2005 que torna obrigatório o recolhimento, coleta e destinaçãofinal de óleos lubrificantes usados ou contaminados. Essa resolução toma como base a norma NBR 10004 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que classifica óleos lubrificantes como perigoso por apresentar toxidade.
Os resíduos gerados na atividade de oficina mecânica merecem atenção especial, pois comprometem a qualidade de vida das comunidades e o meio ambiente. Diante daimportância do problema, o objetivo do estudo foi levantar proposta para solução da geração de resíduos e seu descarte ambientalmente correto.
Há de se salientar que o problema em questão não é novo, e é bem explorado em legislação nacionais e internacionais, no caso de produtos perigosos, muitos desse encontrados em oficina mecânica, são regulados pela NBR 10004 alem de resoluções do CONAMA quetratam do assunto
Com a enorme frota de veículos rodando no Brasil e no mundo, também é grande a quantidade de óleo lubrificante automotivo usado que é descartado em vários pontos da cidade ao mesmo tempo. Praticamente todo equipamento que trabalha com peças ou componentes em movimento utiliza um fluido lubrificante para evitar o desgaste de suas partes móveis. Tais óleos lubrificantes, essenciaispara o desenvolvimento das atividades humanas, em função do uso normal ou circunstâncias acidentais acabam se degradando a ponto de não mais se prestarem às suas finalidades, originando um resíduo perigoso rico em metais pesados, ácidos orgânicos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA's) e dioxinas. A gestão adequada deste resíduo possui importância não apenas ambiental, mas tambémeconômica, sendo mesmo de grande relevância na estratégia de auto-suficiência nacional em relação ao petróleo (CONAMA 2005).
Juntamente com o descarte do óleo lubrificante automotivo têm-se a geração da embalagem plástica do óleo lubrificante novo que é usado na troca de óleo. Os impactos ambientais provocados pelo gerenciamento errôneo dos resíduos sólidos em sua maioria ocorrem por falta de interessepor parte dos gestores, principalmente em micro e pequenas empresas. Os resíduos sólidos gerados podem ocasionar diferentes impactos ambientes que vão desde a contaminação do solo e do lençol freático, bem como podem acarretar em riscos a saúde publica. A NBR 10004 (ABNT, 2004) delibera que os resíduos sólidos, são: “resíduos nos estados sólido e semissólido, que resultam de atividades de origemindustrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemasde tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para issosoluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível”. Os resíduos sólidos também são classificados de acordo com seus componentes e característica, onde os impactos a saúde humana e ao meio ambiente são identificados, a classificação leva em consideração o processo de origem dos resíduos (ABNT, 2004). A classificação permite o melhor gerenciamento dos resíduos sólidos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestão de Resíduos em Oficinas Mecânicas
  • Gestão de resíduos sólidos em oficinas mecânicas
  • SGA
  • Oficina mecanica
  • Oficina Mecânica
  • oficina mecanica
  • Oficina Mecânica
  • Oficina mecânica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!