Residuos construção civil

Páginas: 6 (1467 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

RONEN GREGO

PRE- PROJETO GESTÃO DE RESÍDUOS SOLIDOS DA CONSTRUÇÃO CÍVIL

JI-PARANÁ
2011

RONEN GREGO

PRE- PROJETO GESTÃO DE RESÍDUOS SOLIDOS DA CONSTRUÇÃO CÍVIL

Trabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambienta da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio curricular obrigatório.Ji-Paraná
2011

Sumário

Tópicos

1 – Introdução ---------------------------------------------------------------------------- 4

2 – Justificativa---------------------------------------------------------------------------- 5

3 – Referencial Teorico------------------------------------------------------------------ 5

4 –Objetivo Geral--------------------------------------------------------------------------- 7

5 – Objetivo Especifico-------------------------------------------------------------------- 7

6 – Material e Metodo-------------------------------------------------------------------- 8

7 – Cronograma------------ ---------------------------------------------------------------- 8

8 – Referencias ----------------------------------------------------------------------------- 9

1-IMTRODUÇÃO
Com o crescimento econômico e populacional de pequenas cidades conseqüentemente a o aumento na produção de resíduos sólidos. Onde se inclui os Resíduos da ConstruçãoCivil, pois, a um aumento na construção de casas, edifícios obras, pavimentação e muitos outros tipos de construção que geram resíduos e assim causando grande impacto ambiental em todo o seu trajeto produtivo.
Ocupação de terrenos de maneira inadequada, extração de matéria prima da natureza, geração e transporte de resíduos. (SOUSA, 2005) relata que em um metro quadrado da construção de umedifício são gastos em torno de uma tonelada de material incluindo; cimento tijolo argamassa, areia, brita etc.
Sabemos e temos visto que a construção civil e um dos empreendimentos que tem sido fundamental para o desenvolvimento de Países, Estados e Municípios. Porem sabe-se também que nem todos os geradores destes resíduos estão preocupados com a disposição final dos mesmos. Neste contexto éimportante ressaltar a nova Política Nacional de Resíduos sólidos amparada na Lei Federal nº 12.305, 02 DE AGOSTO DE 2010 que traz no seu primeiro Artigo de quem e a responsabilidade dos resíduos gerados.
Art. 1o Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e aogerenciamento de resíduos sólidos, incluída os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
§ 1o Estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou aogerenciamento de resíduos sólidos.
Com base nesta afirmação acima este trabalho visa, mostrar primeiramente uma visão geral de RCC, e logo após está generalização trazer a pesquisa desenvolvida para a pequena cidade de Ji-Paraná (RO) e fazer o desenvolvimento de um gerenciamento de resíduos da construção civil. na cidade.
Ji-paraná é a segunda maior cidade do estado de Rondônia. O termo reciclagem estáse achegando ao nosso município ainda de maneira tímida, porém com boas iniciativas de órgão públicas como SEDAM (secretaria de estado agricultura e meio ambiente) em parceria com SEMAGRE (secretaria municipal de agricultura e meio ambiente) que estão desenvolvendo um projeto piloto de coleta seletiva em um bairro da cidade.
2- JUSTIFICATIVA
O tema resíduo sólidos tem sido discutido em varias...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reciclagem de resíduos na construção civil
  • Aproveitamento de resíduos na construção civil
  • Gerenciamento de resíduos na construção civil
  • Resíduos na construção civil
  • Resíduos de construção civil
  • Resíduos da Construção Civil
  • Residuo de Construção civil
  • Reciclagem de resíduos da construção civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!