residencia olivo gomes - jardim de burle marx

Páginas: 3 (697 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
O texto Paisagens Transversais do livro Burle Marx de Vera Beatriz Siqueira disserta sobre o paisagista Roberto Burle Marx e muitos dos jardins, como o da residência Olivo Gomes, atual parque dacidade de Sao Jose dos Campos, que ele projetou ao longo de sua carreira como paisagista. A escritora descreve algumas das principais tendencias e características do paisagista, e as diferentes fases poronde passou durante os 60 anos de carreira.
Sobre o inicio da carreira de Burle Marx, a autora afirma ser uma fase que marca o trabalho do paisagista porque ele contesta o modelo de jardim europeuque imperava na sociedade brasileira e vinha ornamentado com flores exóticas como gerânio, camélia, rosa e hortência; é nessa fase também que ele faz uma expedição a Amazonia, na busca da valorizaçãodas especies brasileiras. Sobre a segunda fase, a autora conta que Burle Marx usa fontes como o surrealismo para criar o seu ponto de vista das cores, ignora a pratica de trocar as espécies de plantasdos jardins para mante-los sempre floridos, adota a técnica de manter as espécies plantadas e deixá-las se modificarem naturalmente ao longo das estações do ano como uma nova maneira de tratar a cornos jardins e trocando as linhas retas pelas curvas. Ja na terceira fase, Burle Marx discute o paisagismo como um elemento de qualificação da arquitetura e de espaços públicos e urbanos. E é fácilentender como se deu esse processo, ja que no século XX um novo estilo de arquitetura se faz presente. Os novos prédios apresentam aberturas mais amplas e envidraçadas, assim, o paisagista passa apreencher as vistas das aberturas com seus jardins, criando áreas verdes no entorno de prédios.
 Levando-se em conta as 3 fases, algumas características se mostram muito marcantes em suas obras, sendo asprincipais: simultaniedade, instabilidade, diversidade, dispersao e mobilidade. Ele realiza uma especie de transição entre a arquitetura e a natureza, promovendo uma compensação ao racionalismo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jardins de burle marx
  • Rino Levi
  • Trabalho Leitura projetual do Jardim de Roberto Burle Marx
  • BURLE MARX
  • Burle marx
  • Burle Marx
  • Burle Marx
  • Burle marx

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!