RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

Páginas: 11 (2635 palavras) Publicado: 5 de janeiro de 2014
RESIDENCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E SERVIÇO SOCIAL NO CONTEXTO DA POLITICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
RESUMO
Este trabalho objetiva analisar a participação e desempenho de candidatos do serviço social aos programas de residencia multiprofissional em saúde de um hospital de ensino. Foram observados os resultados dos concursos para ingresso nos programas nos anos de 2011, 2012 e 2013.Verificou-se que os candidatos do serviço social obtiveram notas inferiores a 8 categorias profissionais nos anos de 2011 e 2012 e que no ano de 2013 superou 5 categorias. Conclui-se que é necessário um acompanhamento e monitoramento dos cursos de residencia para a consolidação de processos formativos em saúde na perspectiva da educação permanente em saúde no SUS.

Palavras-chave: ServiçoSocial, Residencia Multiprofissional, Educação Permanente em Saúde
ABSTRACT
This paper aims to analyze the participation and the performance of social service applicants to a multifunctional residency program in Health of a teaching hospital. The results of three different selections to the program were observed, from the years 2011, 2012, and 2013. It indicated that social servicecandidates obtained grades below eight professional categories in the years 2011 and 2012. However, in 2013, the social workers candidates overcame five other categories. We conclude that monitoring is needed and that monitoring residence courses is a way to consolidate the training processes in Health from a continuing health education perspective in the Sistema Único de Saúde - SUS (The Brazilian public unifiedheath system).
Keywords: Social Services, Multifunctional residency program in Health , Continuing Health Education
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado por assistentes sociais que exercem tutoria e preceptoria de alunos de curso de residencia multiprofissional em saúde de um hospital de ensino e tem por objetivo analisar a participação e desempenho de candidatos da área profissionalserviço social aos programas de residencia multiprofissional em saúde do referido hospital. A proposta de residencia em saúde como modalidade de especialização lato sensu apresenta-se como uma das estratégias de formação capaz de responder às diretrizes emanadas da política de educação permanente no Sistema Único de Saúde e o acompanhamento e monitoramento da implantação deste tipo de formação noserviço social certamente contribuirá para sua eficácia.

2 RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL, SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

As ações que visam a manutenção da saúde da população são complexas e envolvem diversos processos de trabalho e políticas públicas, desde aquelas ligadas à organização social e econômica até aquelas que se destinam a intervir nos processo saúde-doença dosindivíduos nos momentos definidos como doença. Neste setor, em especial, se faz necessário que profissionais tenham formação adequada conforme seu papel nos serviços de saúde.
Para falar neste assunto devemos ter em mente que a Constituição Federal de 1988 estabelece que ao SUS(Sistema Único de Saúde) compete ordenar a formação de Recursos Humanos na área da Saúde (Brasil, 1988, artigo 200 inciso III).O artigo 27 da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8088 de 19 de setembro de 1990) coloca os serviços de saúde, como “locais de ensino-aprendizagem que expressam a indissociabilidade entre a assistência, a gestão e a formação em saúde”, exigindo novos perfis profissionais e o comprometimento das instituições de ensino por meio do cumprimento de diretrizes curriculares que contemplam as prioridades sendouma delas “articular e propor políticas de indução de mudanças na graduação das profissões de saúde” (BRASIL, 2007). Desta forma amplia-se o conceito de saúde ao reconhecermos a conexão entre a esfera do trabalho e da educação.
A abordagem interdisciplinar e o trabalho em equipes multiprofissionais, segundo o Programa Nacional de Reorientação da Formação Multiprofissional em Saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica em saude no campo
  • A Educação Permanente no Contexto de Trabalho do Agente Comunitário de Saúde
  • relatorio politica nacional de saude bucal e educação permanente
  • Aspectos relevantes da Politica de Educação Permanente em Saúde
  • Educação Permanente em Saúde
  • Nucleo de educação permanente em saude
  • Educação permanente em saúde
  • Educação permanente: da pedagogia para a saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!