residencia itanhaga

Páginas: 2 (349 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
INTRODUÇÃO

O projeto da residência em Itanhangá, cidade litorânea do Rio de Janeiro, usufruiu da particularidade de um terreno de 900m² com a presença marcante de árvores de grande porte e idadessignificativas. O método criando um micro clima que contribui para a ventilação foi de projetar a casa no terreno com o mínimo de impacto possível nas árvores existentes. A casa na copa das árvoresfoi organizada de modo a conviver harmoniosamente com a natureza.
O programa foi atendido em dois blocos transversos. O bloco maior, no sentido longitudinal do terreno abriga, no andar superior, (osquartos, sala de estar e escritório) o escritório é separado por um pátio com uma árvore preservada, isolando a área de trabalho trazendo conforto térmico e privacidade contendo uma entrada independentepor um passarela/rampa entre a copa das árvores paralela à divisa do terreno. Sob o bloco maior, estão o quarto de hóspedes a antessala para receber as visitas e o quarto de serviço.
Seispilares, apoiam duas grandes vigas (paredes) de concreto, estrutura primária do piso e da cobertura executados em vigas metálicas e lajes pré-fabricadas. O bloco menor, projetado como uma pontecomposta por vigas metálicas e laje, interliga o bloco longitudinal e a piscina, proporcionando um terraço elevado com uma vista privilegiada da “Pedra da Gávea”, ícone do Rio de Janeiro. A sombra destebloco abriga a área de refeições, cozinha e área de serviço, protegidas por grandes esquadrias, que abertas fazem estes ambientes parte do jardim.
As duas vigas de concreto laterais que envolvem o blocomaior são anteparos que protegem a casa do sol e da chuva. A sala elevada, aberta para o exterior por grandes esquadrias recuadas em relação à cobertura, se comunica diretamente com o solário ejardim interno, bem como com a lateral Oeste. As únicas aberturas diretas na empena de concreto para o exterior são as do corredor, onde foram aplicados vidros coloridos (fundos de garrafas) filtrando a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Residencia
  • RESIDENCIAS
  • Residencias romanas
  • Declara o de residencia
  • MICRO RESIDENCIAS
  • projeto residencia
  • Residencias artisticas
  • estrutural residência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!