Resid Ncia Nivaldo Borges

586 palavras 3 páginas
Residência Nivaldo Borges | Brasília/DF | 1972-1978

Tambem conhecida como A casa dos arcos. De coloração avermelhada.
Localizada no Setor de Mansões Park Way. Região criada já em 1961 para uso exclusivamente residencial. os lotes têm dimensões avantajadas, em geral com cerca de 10.000m².

A ausência de grades ou portões (desconfortável sensação de invadir propriedade alheia)

toda a edificação apresenta arcos e abóbodas

importância dada ao tijolo: material explorado em toda sua potencialidade plástica e construtiva.

sistema construtivo: escolhido em função da possibilidade de se contar com um construtor altamente qualificado (mestre espanhol Tião)

largura do seu vão:, de 3,50m. Dterminou o módulo que permeia a casa. Substituídos no corpo central por uma cobertura de caissons pré-moldados em argamassa armada.

o interior : amplitude e sobriedade quase monástica, sentimento reforçado por seu isolamento e silêncio

habilidades na representação gráfica de suas ideias,neste projeto:

“Sabe que isso eu sempre levei muito em conta, e eu sempre fiz esse exercício. Então eu imaginava antes, no anteprojeto, o que aconteceria depois. Eu acho que às vezes acontecem muitas surpresas, e eu sempre tive essa preocupação de aprimorar essa minha relação com o objeto. E isso muito a custa de desenhos mais precisos. Porque, de um modo geral, o arquiteto, ele usa o desenho mais para, vamos dizer, para transferir a ideia para o cliente. Nessa época em que o desenho era básico. Hoje não, hoje é o computador quem faz (Vilela: 2011).”

CARACTERISTICAS: O acesso principal não assume posição de destaque.

SETORIZAÇÃO:

a área central da residência: monumental, solene com quase oito metros de pé-direito, criando como que uma verdadeira nave românica que enaltece a presença do verde, trazendo a natureza para dentro da casa. Localizam o estar íntimo e a sala de estudo, permeados por jardins e espelho d’água, e que deveriam receber um painel de Athos Bulcão, que infelizmente não foi

Relacionados