Resid Ncia Liliana E Joaquim Guedes

526 palavras 3 páginas
Residência Liliana e Joaquim Guedes

Dois pares de pilares idênticos e simétricos. Duas vigas transversais idênticas. Duas lajes de estrutura homogênea e idêntica. Duas escadas idênticas e sobrepostas. E ainda assim não se vê regularidade no edifício.
O edifício apoia-se em quatro pilares de quarenta centímetros de diâmetro. Duas vigas transversais principais, de seção quarenta por setenta centímetros, unem em pares os pilares. Avançam a cada lado setenta centímetros em balanço, sobre os nove metros e sessenta centímetros do vão interno. Nelas se apoiam as vigas longitudinais menores, de seção doze por trinta e cinco centímetros, distribuídas a cada um metro e vinte centímetros: dez em total, incluídas as perimetrais. Avançam a cada lado cinco metros em balanço, sobre os dezesseis metros e oitenta centímetros de vão interno.
Outras quatro vigas transversais menores, de seção idêntica à das vigas longitudinais, completam o conjunto. São dispostas simetricamente em relação às duas vigas principais: duas perimetrais e duas cinco metros à parte interna do vão. Sobre o sistema de vigas, uma laje maciça de quinze centímetros de espessura configura uma área da ordem de duzentos e noventa metros quadrados.
O sistema estrutural pilares-vigas transversais-vigas longitudinais-laje repete-se criando outro nível superior, a cobertura do edifício, por onde se dá seu acesso. Todo o sistema é em concreto aparente, a materialidade destacada do edifício. O declive acentuado do terreno impõe essa condição. Desse modo, o edifício surge e parece se apoiar no talude natural do terreno.
Os ambientes funcionais do edifício ocupam, sobretudo, a área da primeira laje, o pavimento principal. O nível térreo é ocupado por dois pequenos volumes, um interno e outro lateral ao perímetro. A segunda laje, a cobertura do edifício, é ocupada em grande parte por áreas abertas, ainda que apresente uma grande extensão de paredes perimetrais que delimitam as áreas abertas e fechadas. Nesses dois níveis,

Relacionados