Resgate histórico da politica de assistencia social e a criação o arcabouço legal

Páginas: 13 (3086 palavras) Publicado: 7 de junho de 2012
A importância das diretrizes na formação pratica e teórica do professor de educação infantil.
Até recentemente a criança em nosso país não era encarada como cidadã, como um sujeito de direitos garantidos. Falava-se da necessidade de creches e pré-escolas, de educação infantil. Mas o atendimento não era obrigatório por parte das instituições públicas ou por parte do Estado. Essa situação mudoue a criança é um cidadão respeitado.
A Educação Infantil está destinada a atender crianças de zero a seis anos e é uma das etapas iniciais da Educação Básica. Esta é uma etapa de direito da criança, opção da família e dever do Estado.
Considerando a importância que a Educação Infantil tem para a criança, foram elaborados pelo Ministério da Educação diversos documentos norteando a açãopedagógica das Instituições de Educação Infantil. Um dos principais é o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Passando por um período em que se apostava na criança pelo que ela poderia ser no futuro, hoje depois da criação das diretrizes curriculares para a educação infantil, as leis se aproximam de uma concepção de infância alicerçada na história e na cultura.
As diretrizes assimcomo seu significado, dá uma direção de como o professor proceder. Como nas outras modalidades de ensino, o professor especializando em educação infantil deve estar um tanto preparado para lidar com suas crianças.
A Educação da Criança de 0 a 5 anos, não é diferente das outras modalidades, exigem planejamento, elaboração e propostas pedagógicas. Sendo a Educação Infantil um direito asseguradoàs crianças, devem-se então buscar meios de consolidar esta modalidade de ensino, despertando desde cedo na criança a sua capacidade criativa, desenvolver a sua percepção, tornando a aprendizagem significativa.
O professor dessa modalidade deve estar preparado para assegurar que seus alunos tenham atenção de sua parte, pois esse é momento delicado onde a criança vem de sua casa do apoio de suafamília para a escola para interação com pessoas diferentes.
Partindo para a parte de Organização e Didática na Educação Infantil, o professor deve trabalhar de acordo com a proposta pedagógica que segundo as diretrizes devem garantir organização de espaço e tempo. A organização se dá pelo trabalho coletivo, como a organização de materiais, espaço e tempo. A organização do tempo é algoextremamente importante para que se tenha um controle maior sobre a situação, organizar a hora do banho, da alimentação, do parque e das atividades tendo enfoque principal o desenvolvimento de cada indivíduo mantendo uma rotina saudável e um planejamento de acordo com a proposta que deve respeitar sua realidade.
Na educação infantil deve se tratar do Ensino e Alfabetização como algo importante porem demaneira sutil, pois o mais importante é prepara-los para transição do ensino fundamental, o processo da continuidade a vida na escola da criança, mas essa transição deve respeitar o desenvolvimento de cada um, passando por cada etapa, fazendo com cada um desenvolva seu modo de agir e pensar. O professor tem um papel importante nessa transição pois é um momento de decisões e entendimento que elatem responsabilidades de um cidadão formador de pensamentos.
Ao se tratar do Ensino da Linguagem Oral e Escrita, na educação infantil, o professor deve trabalhar as interações, sensoriais, expressivas, corporais que favoreça a linguagem verbal e gestual. Possibilitar ás crianças experiências de interagir com as mais diversas linguagens oral e escrita, gêneros textuais orais e escritos, onde aparticipação da criança coletivamente e individualmente favoreça sua autonomia. Esses diferentes contatos, é uma forma para trabalhar com o emocional e a agilidade dela relacionar o pensamento.
Para se utilizar lúdico na educação infantil, é necessário que o professor use de metodologias agradáveis e adequadas às crianças, fazendo com que o aprendizado aconteça dentro do “seu mundo”, das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!