resgate das políticas sociais no Brasil

Páginas: 7 (1528 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIaL – 4º PErÍODO







RESGATE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL.




































RESGATE HISTÓRICO DAS POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL.









SUMÁRIO1. Introdução 04
2. Desenvolvimento 05
2.1. O processo de construção das políticas sociais
no Brasil 05
2.2 O processo histórico da profissão antes e após á constituição federal de 1988.
3. Conclusão 09
Referências 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo fazer um resgate dos aspectos históricos da construção das politicas sociais no Brasil, fazendo uma reflexãorelevante desse processo.

Visto que as políticas sociais só passaram a ser compreendidas como caso de política após 1930, antes disso era vista como caso de polícia, onde as pessoas que reivindicavam seus direitos eram tidas como delinquentes.

Faz-se necessário fazer um resgate histórico da profissão a partir da década de 80 no Brasil, antes e após a Constituição Federal de 1988.Sendo um marcopara a profissão a constituição nos possibilitou a reversão da lógica do favor para lógica do direito á proteção social Para todos os cidadãos.


2. DESENVOLVIMENTO

2.1. O processo de construção das políticas sociais brasileira.


As políticas sociais no Brasil surgiram no século XX com o aumento da chegada do capitalismo e a crescente evolução da industrialização com a grandeexploração feita aos trabalhadores, que lutaram por vários anos por seus direitos.
A partir dos anos 30 a questão social passou a ser entendida com caso de política, e foram implantadas várias políticas sociais direcionadas á proteção do trabalhador. No Brasil até 1930 não existia uma compreensão da pobreza enquanto expressão as questão social e quando esta reivindicava para sociedade era tida como “casode polícia”, sendo assim intermediada com aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual.
Os anos de 1934 – 1945 foram considerados tempos de conquistas significativas no campo dos direitos sociais. Foi nesse período que o Brasil teve a implantação das legislações trabalhista e sindical.
A constituição de 1934 trouxe a criação do salario mínimo,caracterizando-se por um espirito liberal, tendo como focos essenciais os direitos civis e as liberdades democráticas. Pautou em um de seus títulos a ordem econômica e social. Sua implantação ocorreu em 1940.
Temos também a consolidação das leis do trabalho e, a criação dos institutos de aposentadorias, entre outras conquistas . Fica evidente nesse período a valorização do trabalho, conferindo a este adignidade até então desconsiderada.
No período de 1945 a 1964, os direitos políticos ganham mais força e reconhecimento, tendo seu crescimento nas iniciativas de organização popular, no partido eleitoral, nos sindicatos, nas ligas camponesas etc.
É importante lembrar que, desde 1948, com a declaração universal dos direitos humanos, da ONU, os direitos sociais foram reconhecidos juntamente com osdireitos civis e os direitos políticos, inseridos no rol dos direitos humanos, os quais foram sendo legitimados no decorrer da historia.
A ditadura militar veio marcada pela expressiva repressão, anulando direitos (individuais, coletivos, políticos) e todos os ditadores militares no poder entre 1945 a 1985 buscando constantemente alternativas para silenciar a classe trabalhadora. Uma da maneirade afeta-los era coibir seus direitos legais já conquistados reduzindo, assim a politica social direcionada á classe trabalhadora.
No final dos anos 1970, em relação á questão de direitos, suscita na população o interesse, a necessidade de participação nos processos decisórios das politicas publica como reflexos dos movimentos sociais, do contexto brasileiro e de suas especificidades.
Em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resgate histórico da política de assistência social
  • Resgate histórico da politica de assistencia social
  • Resgate historico da politica de assistencia social
  • SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL- RESGATE HISTÓRICO
  • Política Social no Brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil
  • Construção das politicas sociais no brasil
  • A construção das políticas sociais no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!