Resennha do livro "história do pensamento econômico"

2665 palavras 11 páginas
HEILBRONER, Robert. A história do pensamento econômico. 6. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1996.

No livro “A História do Pensamento Econômico” o economista norte americano Robert Heilbroner não faz apenas o fichamento da história econômica, ele assume o papel de um artista plástico e pinta graciosamente a intrigante história da evolução do pensamento econômico, através do relato da vida e obra dos autores que mais contribuíram para esse processo.
Heilbroner formou-se em economia pela Universidade de Harvard, foi pesquisador e lecionou na New School for Social Research. Quando escreveu o livro estava na New School e teve o aval do renomado Adolph Lowe. A primeira edição foi publicada pela editora Simon & Schuster em 1953 e seu título original era The Worldly Philosophers (Os Filósofos Profanos). Também é importante destacar que a cada nova edição ele fazia alterações na obra com a finalidade de melhorá-la, o que a tornou mais autêntica, como se pode observar nesta sexta edição.
Um volume de investigação a cerca dos grandes pensadores econômicos, homens que lutavam pelo que acreditavam, uns obtiveram glória através de suas teorias, outros foram condenados ao infortúnio. Esses pensadores com suas diversas características, posições sociais e ideológicas, tiveram algo em comum, o objeto de estudo, que foi a sociedade, as atividades humanas. Os filósofos profanos buscavam a mesma coisa, solucionar um grande dilema, que é a luta pela riqueza.
A partir da afirmação que Heilbroner faz no início do livro (página 18), que “a alma da economia busca pela ordem e pelo significado da história social”, pode-se entender o porquê da luta incessante de todos os pensadores econômicos em defender suas teorias. Além de explicar o fato de haver os atuais cientistas econômicos.
Antes de conhecer os grandes economistas é necessário entender a formação do “mercado”, pois as teses de todos os teóricos econômicos partiram do pressuposto de uma sociedade mercadológica.
Foi um longo

Relacionados

  • Mitologia Indígena na Escola
    28171 palavras | 113 páginas