Resennha do livro "história do pensamento econômico"

Páginas: 11 (2665 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
HEILBRONER, Robert. A história do pensamento econômico. 6. ed. São Paulo: Nova Cultura, 1996.



No livro “A História do Pensamento Econômico” o economista norte americano Robert Heilbroner não faz apenas o fichamento da história econômica, ele assume o papel de um artista plástico e pinta graciosamente a intrigante história da evolução do pensamento econômico, através do relato da vida eobra dos autores que mais contribuíram para esse processo.
Heilbroner formou-se em economia pela Universidade de Harvard, foi pesquisador e lecionou na New School for Social Research. Quando escreveu o livro estava na New School e teve o aval do renomado Adolph Lowe. A primeira edição foi publicada pela editora Simon & Schuster em 1953 e seu título original era The Worldly Philosophers (Os FilósofosProfanos). Também é importante destacar que a cada nova edição ele fazia alterações na obra com a finalidade de melhorá-la, o que a tornou mais autêntica, como se pode observar nesta sexta edição.
Um volume de investigação a cerca dos grandes pensadores econômicos, homens que lutavam pelo que acreditavam, uns obtiveram glória através de suas teorias, outros foram condenados ao infortúnio. Essespensadores com suas diversas características, posições sociais e ideológicas, tiveram algo em comum, o objeto de estudo, que foi a sociedade, as atividades humanas. Os filósofos profanos buscavam a mesma coisa, solucionar um grande dilema, que é a luta pela riqueza.
A partir da afirmação que Heilbroner faz no início do livro (página 18), que “a alma da economia busca pela ordem e pelo significadoda história social”, pode-se entender o porquê da luta incessante de todos os pensadores econômicos em defender suas teorias. Além de explicar o fato de haver os atuais cientistas econômicos.
Antes de conhecer os grandes economistas é necessário entender a formação do “mercado”, pois as teses de todos os teóricos econômicos partiram do pressuposto de uma sociedade mercadológica.
Foi um longoprocesso até a concepção do mercado, uma verdadeira batalha, aonde muitas pessoas morreram. Com o domínio da Igreja católica, o modelo de vida feudal e a ideologia do lucro ser pecado, imperando durante a Idade Média, impossibilitou a criação do mercado e inovações nas diversas áreas do conhecimento.
A partir da reforma protestante é que esse cenário começou a mudar. O protestantismo impôs umanova ideologia, afirmando que o homem deveria trabalhar em busca do lucro, da riqueza. Com a disseminação desse pensamento, a falência do sistema feudal e o enfraquecimento da Igreja Católica, nasceu o “mercado”. Surgiu o capitalismo e seus contrastes.
O primeiro economista exposto no livro de Heilbroner é Adam Smith, o primeiro a investigar a nova formação social, considerado o “pai da economia”. Oexcêntrico Smith teve duas importantes obras publicadas, The Theory of Moral Sentiments (A Teoria dos Sentimentos Morais) e The Wealth of Nations (A Riqueza das Nações), a primeira é um exame crítico do pensamento moral do seu tempo, a segunda é sua a obra prima, fator determinante para o seu nome ficar marcado na história, nela ele defende a não intervenção do Estado na economia. Apresenta ateoria da “mão invisível”, baseada na doutrina do laissez-faire, segundo a qual o governo deveria deixar o mercado livre, pois ele se autorregula, resultando em uma harmonia social.
É importante salientar que ele não defendia nenhuma classe, o que defendia era a promoção da riqueza pela nação inteira. Apesar de ter sido contra a intervenção do governo, não se opunha a todas as ações governamentaiscom finalidade de promoção do bem estar geral. Heilbroner faz questão de expor isso nas páginas 67 e 68, deixa claro também que o grande inimigo do sistema de Smith é o monopólio sob qualquer forma, e não o governo.
Posteriormente são apresentados dois economistas da vertente clássica, assim como Adam Smith, são eles, o reverendo Thomas Robert Malthus e o corretor de valores David Ricardo, eram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do pensamento economico
  • História do pensamento economico e sistema economico
  • Historia do pensamento economico
  • Hunt
  • História do Pensamento Econômico
  • História do pensamento econômico
  • Fichamento História do Pensamento Economico
  • Historia do pensamento econõmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!