RESENHO DO LIVRO SONHO GRANDE - Cristiane Cardoso

1825 palavras 8 páginas
RESENHA

A obra de Cristiane Correa, jornalista e palestrante especializada nas áreas de Negócios e Gestão; relata a trajetória de sucesso dos grandes empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, ou ainda Jorge Paulo, Marcel e Beto (como eles são chamados dentro e fora de suas empresas), os quais foram os responsáveis pela construção do maior império do empreendedorismo brasileiro. Donos da AB Inbev, Lojas Americanas, Burger King, Block­buster, Submarino, Bud­Weiser e Heinz, alcançaram marcos inacreditáveis, ao implantarem de maneira inteligente, ágil e surpreendente um novo modelo de gestão, tendo como pilares a simplicidade, meritocracia e maximização dos lucros, através da redução de custos no processo produtivo.
Esta brilhante jornada iniciou-se no Rio de Janeiro em 1971, quando Jorge Paulo, carioca formado em Harvard, surfista, campeão de tênis, praticante de pesca submarina e atual dono de algumas das maiores marcas corporativas do mundo, fundou o banco de investimentos Garantia, que durante anos foi considerado um dos mais prestigiosos e inovadores bancos de investimentos do Brasil.
O modelo de gestão de Lemann unia meritocracia (remunerar e promover funcionários considerando apenas seu desempenho, sem levar em conta fatores como tempo de casa), na eficiência e na possibilidade de que os melhores funcionários se tornassem acionistas (partnership). Os funcionários recebiam salários abaixo do mercado, mas os bônus podiam chegar a quatro ou cinco salários extras, desde que os funcionários batessem suas metas. Lemann buscava pessoas que estavam dispostas a dar o melhor de si para fazer a instituição crescer e foi a partir deste pensamento que ele batizou com a sigla PSD: Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich (pobre, esperto, com grande desejo de enriquecer) os funcionários que apresentavam tais características. Ele era um grande defensor da ideia de que os lucros e riquezas gerados pelos negócios não deveriam ser

Relacionados