ResenhaUm Espa o para a Ci ncia A Forma o da Comunidade Cient fica no Brasil de Simon Schwartzman

1789 palavras 8 páginas
Universidade Federal do ABC
Programa de Pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais
Curso de Métodos e Planejamento de Pesquisa – 2015.1
Prof.: Dr. Maria Gabriela S. M. C. Marinho
Discente: Rafaela Medeiros Rosa

Resenha do 2º Capítulo Livro: Um Espaço para a Ciência: A Formação da Comunidade Científica no Brasil de Simon Schwartzman1.

Capítulo 2: A Herança do Século Dezoito

Schwartzman inicia o seu segundo capítulo contando de maneira suscita, porém detalhada, a história de como a ciência e a universidade se associaram no continente Europeu. Com isto, o autor introduz a forma como se desenvolveu a ciência e o ensino universitário em Portugal e como refletiram sobre o ensino no Brasil.
A fase de transição da ciência experimental para a institucionalizada na Europa teve início com os questionamentos de galileu à de predominância da religiosidade sobre o entendimento dos fenômenos estudados. O contexto de expansão capitalista legitimou a pesquisa científica, racional e empírica, anteriormente relegada ao plano secundário nas universidades tradicionais. Destacam-se os esforços da década de 1660 na Inglaterra e na França de se criar sociedades de cientistas, a Royal Society e a Académie des Ciences. Estas foram de fundamental importância para que se criasse pelos séculos seguintes um ambiente europeu de apoio político ao desenvolvimento da ciência. Schwartzman afirma que estas instituições “visava claramente desenvolver o conhecimento prático e aplicado, a serviço das elites.” (SCHWARTZMAN, 2001, p. 03), ao passo que se lutava por espaço nas universidades contra a tradição clássica.
Estas transformações tiveram como pano de fundo àquelas que deram origem a uma nova sociedade, economia e a uma nova forma de fazer política na Europa, sendo parte do conjunto de mudanças da Revolução industrial. A perfeita harmonia entre os ideais da Europa que se formava e as proposições da sua comunidade científica (da observação empírica, dos métodos racionais e do conhecimento

Relacionados