Resenhas

Páginas: 3 (560 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2013
O que é negritude

BERND, Zilá. O que é negritude. São Paulo, Brasiliense,1988.




O livro de Zilá Bernd procura retratar a polêmica questão da Negritude, procurando enfatizar os cemanos da Abolição da escravatura deixando claro que o objetivo não o de analisar a siatuação dos negros na sociedade após a escravidão e sim o de refletir sobre o que é ser negro de verdade. O livro édividido em sete seções que apresentam conceitos, contextos históricos, a gestação da Negritude, as diferentes opiniões de alguns teóricos em relação à negritude.

Negritude: a causa daconstrução do estereotipo que é devido a ignorância que a sociedade faz questão de manter.O contexto histórico mostra o preconceito de laguns teóricos como Hegel em relação ao negro, em suas Lições deFilosofia daHistória Universal, no século XIX. Ele afirma que os povos estão condenados a vagar no espaço natural. O motivo para o preconceito deu-se devido a grande massa da população não ter o acesso aoconhecimento científico, adotando as idéias racistas de uma maneira involuntária.

A origem da negritude deu-se devido a um fator: a chegada dos primeiros escravos oriundos da África em soloamericano. O marco zero foi a ação do herói da libertação haitiana Toussaint Louverture e do Zumbi; do Quilombo dos palmares, associada ao Marronage: comportamento revolucionário que levou aos escravosfugirem dos seus senhores em busca de liberdade. O local em que a Negritude ergueu-se pela primeira vez, foi no Haiti. Suas rebeliões e suas tentativas de organização social, representou o inicio deuma luta por uma vida autônoma.

A gestação da negritude ocorreu nos anos de 1920-1930. Um dos fatos históricos destacados foi: a grave crise econômica provocada pelo crack da bolsa de NovaYork. Um outro fato importante seria o Indigenismo que é referente a cultura no Haiti. Era a cultura voltada para os povos que habitavam o Caribe,que foram totalmente dizimados. O indigenismo prega o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!