Resenhas

Páginas: 15 (3563 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
RESENHA DO LIVRO OVELHAS NEGRAS, DE CAIO FERNANDO ABREU

ABREU, Caio Fernando. Ovelhas negras. Porto Alegre: LP&M, 2011. 239 p.

Mércia Cristina dos Santos
Keiliane Stephanie Rodrigues de Morais

Segundo o próprio Caio Fernando Abreu, as produções literárias da coletânea de contos Ovelhas Negras, são produtos da relação que ele teve com o mundo em tempos distintos de sua vida. Esse livroé composto por textos dispersos e é considerado como pré-póstumo, pois foi publicado em 1995 seguido de sua morte em fevereiro de 1996. Caio possuía não só temor à morte, como também temia pelo que seria feito com seu espólio literário, contudo a partir de suas produções inéditas, criou a coletânea Ovelhas negras para evitar que suas produções fossem publicadas sem antes passar por seu crivo.
Noprefácio o autor denomina a coletânea de “ervas daninhas”, que se resume em textos excluídos, ou seja, textos que não foram publicados devido à incompatibilidade que possuíam com os propósitos atuais de Caio em épocas diferentes como passagens excluídas de alguns livros, textos imaturos, proibidos pela censura etc.. As produções foram feitas durante toda a sua vida desde quatorze anos até osúltimos momentos de sua vida. Devido a isso, consideramos alguns contos confusos, cheios de clichês e que fogem da forma corriqueira de Caio.
Antes de cada conto, o autor faz um breve resumo, com marcas de “uma espécie de autobiografia ficcional”1 e comentários que em nossa opinião são essenciais para a compreensão dos textos. Caio Abreu diz antecedentemente do primeiro conto em resumo que:
No ginásio,em Santiago, tive a sorte de ter um professor de Português muito bom – José Cavalcanti Jr. Certa vez ele realizou um concurso de romances, este meu foi o vencedor. Foi em 1964, eu tinha 13 ou 14 anos. O sucesso foi enorme: as meninas faziam fila para ler (só havia uma cópia, escrita em caderno Avante com caneta Parker 51) e É evidente que a história cheia de clichês, influenciada porradionovelas, fotonovelas e melodramas mambembes do Circo-Teatro Serelepe, não presta, mas talvez possa render algumas risadas. Anos mais tarde, foi a base para Luiz Arthur Nunes e eu escrevermos a peça teatral A maldição do Vale Negro. Não mudei absolutamente nada do original: a graça aqui, creio, está justamente no tosco e no tolo.2
O Livro é composto por três capítulos de oito contos, os capítulos sãonomeados por CH’IEM, K’AN e KÊN, somando num total de vinte e quatro contos. “A maldição dos San’t Marie” é o primeiro texto da coletânea nele o autor conta a história de Adriana, uma moça humilde que apaixonada, entrega-se de corpo e alma para Fernando, um descendente da família San’t Marie. Após ter engravidado, foi abandonada e humilhada, transformando todo seu amor em ódio e o desejo de vingançatomou-a inteiramente.
Após tornar-se empregada no castelo dos San’t Marie, conhece o irmão de Fernando e apaixona-se por ele: “Adriana sentia que encontrara o seu verdadeiro amor e estava feliz. Ela amava George como nunca tinha amado alguém”3. Após ser pedida em casamento por George, Adriana é marcada com a maldição dos San’t Marie e após a moça soltar um grito e cair ao chão desfalecida,Amalia diz: “ - É a maldição! Dela ninguém escapa, ninguém!4. O conto termina com a descoberta das farsas de Amalia, uma governanta amarga, velha e solteira e com uma tragédia envolvendo Fernando que, pede perdão a Adriana antes de sua morte em um incêndio.
Nessa história, Caio demostra a sensibilidade que possuía desde a juventude pelos conflitos amorosos, o amor não correspondido, a diferença entreamor e paixão e as consequências geradas ao entregarem-se ao amor, a maldição acompanhada de fantasmas são formas de punição para quem ama e uma espécie de vingança que brota no interior da mulher rejeitada pelo desejo de ser amada. A partir dessa obra, podemos identificar o prazer pela literatura começa a fluindo na escrita de Caio.
O segundo conto é “O príncipe sapo” e narra a história de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!