Resenhas para hora rac - situaçâo carcerária

Páginas: 4 (853 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2012
RESENHA TEXTO: PRESO ENFRENTA ATÉ 57 ºC EM CADEIA NO RIO.
FONTE: O ESTADO DE SÃO PAULO – 04 DE ABRIL DE 2010.

A questão carecerária continua dividindo opiniões.
Os questionamento são muitos. Atéonde a manutenção em estabelecimentos prisonais em condições sub-humanas é capaz de reabiltar aquele que cometeu um delito? Os estabelecimentos prisionais são universidades do crime, de onde aquelesque cometeram delitos menos graves saem dispostos e preparados para cometer crimes ainda mais graves? Qual é o papel da sociedade em relação às notícias periodicamente divulgas pelos meios decomunicação?
Certo é que, embora alguns crime cometidos nos deixem em dúvida sobre a humanidade daqueles que os praticaram, impor a estes criminosos, além da restrição de sua liberdade, condições absurdas desobrevivência, se parece mais com castigo físico e tortura, ambos abominados em nossa Carta Magna.
O texto, de 2010, nos parece bastante atual.
É verdade que nesse 2 anos que nos separam dapublicação desta matéria, muito se tentou no sentido de melhorar a condição do preso, como o fechamento de algumas carceragens e construção de novos presídios, mas a situação está longe do ideal: permitiràquele que se desviou da conduta aceita socialmente, a oportunidade de se redimir do ato praticado, fazendo com que nascesse a certeza de que a conduta praticada era reprovável e por isso merecida seriaa punição estatal, além de preparar o apenado para uma nova vida, isenta de tais práticas.
É importante lembrar que ainda hoje, aqueles que cometem delitos leves permancem nas mesmas carceragensdaqueles que cometeram crime de alta reprovabilidade. Muitos nem ali deveriam estar, mas não existem vagas no sistema penitenciário ou lá permanecem quando já deveriam estar soltos, o que não ocorredevido à morosidade do sistema, o que nos leva à dúvida se a justiça realmente tarda mas não falha.
Celas em que a temperatura chega atingir 57º no verão, superlotadas, infestadas de doenças, com um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • situação carceraria brasil/ bahia
  • A SITUAÇÃO DO SISTEMA CARCERÁRIA NO BRASIL
  • Resenha do filme "as instituições carcerárias"
  • Resenha Aula de Rac a e Racismo
  • resenha a hora da estrela
  • Resenha Crítica- A Hora da Estrela
  • Resenha: o silencio na situação psicanalítica
  • A Hora Da Estrela Resenha Pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!