Resenhas- as cincos lições de freud

Páginas: 7 (1712 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Deviane de Oliveira

RESENHA DE PSICANALISE

Salvador-BA
Set/2012

Deviane de Oliveira

RESENHA PSICANALISE

Trabalho apresentado à disciplina Psicanálise do
Curso de Psicologia
Da Faculdade Ruy Barbosa.
Orientador: Maria Luiza SarnoSalvador-BA
Set/2012
As Cinco Lições da Psicanálise

Freud inicia seus textos a cerca das 5 lições de psicanálise falando a respeito da paciente do seu antigo professor, Dr. Breuer. Tratava-se de uma mulher jovem, bem disposta que ao enfrentar a situação de enfermidade do pai, começa a apresentar sintomas preocupantes sendo eles: Hidrofobia, perturbaçõesoculares, absence, e paralisias em determinadas partes do corpo. Os sintomas não tinham nenhuma relação com a parte biológica, sendo assim não poderiam ser tratados por um médico convencional, neste momento começa a acontecer uma intervenção da parte do Dr. Breuer, que não assegurou curar a doente, no entanto, se esforçou efetivamente e com muita dedicação para seu tratamento. O período da doençaapresentado durou cerca de dois anos, e seu diagnóstico foi dado como histeria, o que na época não facilitou as coisas por não ser uma doença de origem orgânica.
O tratamento se deu em várias etapas, e foi um processo simultâneo de descobertas, pois não havia uma experiência propriamente dita no campo da psicanálise, inicialmente Breuer pode notar que em estado de absence a paciente produzia algumaspalavras que em outros momentos, quando repetidas para paciente em estado de hipnose, faziam com que acontecesse um processo de associações de ideias e lembranças, e quando essas associações eram exteriorizadas, desfaziam o sintoma existente, desde que sejam repassadas as lembranças de forma inversa, ou seja, da mais recente para mais antiga, caso contrário o sintoma iria permanecer.
Entrando nasegunda lição de Freud, Freud vai falar um pouco a respeito do desenvolvimento dos estudos propostos por Janet e Charcot, Janet trazia uma visão desigual da histeria, até mesmo por ter como mestre um especialista que não se “abalava” com os fatores psicológicos, e busca um ponto de vista que recebesse tanto à biologia quanto à psicologia. Para ele, a histeria consistir em uma forma de alterar osistema nervoso, que se mostrar pela fraqueza do domínio de síntese psíquica. Porém os pacientes histéricos seriam impossibilitados, como um todo, de sustentar a variedade dos processos mentais. Então Imediatamente a histeria se proporcionou de forma diversa para Freud, quase como um desafio: ele a abordaria com a sua base terapêutica, desigual do trabalho laboratorial de Janet. Entretanto ele nãodominará a arte da hipnose, fazendo com que ele buscasse através do sonambulismo a sua solução. Assegurar que o paciente sabe o que ele não sabe, lembra-se do que acha que não lembra, funcionava! No entanto não seria nem de longe a melhor técnica definida. Quaisquer dos fatores que atalhavam o sucesso dessa técnica é que as pessoas veem seus primeiros pensamentos “aqueles que são buscados por Freud”sendo completamente aleatórios e não o exteriorizam, além de garantir que não conseguem raciocinar coisa nenhuma. No entanto, em alguma observação mais atenta é provável confirmar que a pessoa pensou em algo. Embora seja cansativo e tedioso esse procedimento de associações livres, Freud garante que é a única praticável. A despeito disso, uma coisa era exata: a memória esquecida não era perdida!Essa declaração fez com que Freud pudesse criar sua teoria de que existiria uma força resistência que tentava resguardar o estado mórbido. A ideia agora era suprimir essa resistência para que os sintomas fossem superados. O procedimento de retirar da consciência os acidentes patogênicos correspondentes é que se titularia repressão. Para esclarecer, mesmo que de forma abrasiva, a ideia de repressão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cinco lições de freud
  • As cinco lições de Freud
  • Resenha Cinco lições da psicanálise
  • Resenha: As cinco lições da Psicanálise
  • Fichamento
  • resenha cinco liçoes sobre psicanalise
  • Resenha de 5 lições de psicanálise
  • CONCEITOS DO LIVRO DAS CINCO LIÇÕES DE FREUD (PDF)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!