resenhaResenha do livro: “A Criança e o Número” – CONSTANCE KAMII

491 palavras 2 páginas
Resenha do livro: “A Criança e o Número” – CONSTANCEKAMII

Neste livro Kamii faz uma justificativa sobre sua teoria na construção do número e sua contagem, após diversos experimentos realizados em diferentes faixas etárias seguindo o resultado das pesquisas de Jean Piaget. Ela defende que distintamente do que algumas interpretações indicam desenvolver e exercitar os aspectos lógicos do número com atividades pré-numéricas (seriação, classificação e correspondência termo a termo) é uma aplicação equivocada da pesquisa Piaget, pois ele tinha preocupações na área epistemológica e não na didática.
Na introdução de seu livro a autora cita que a criança compreende a construção do número, a internalização do conceito de número depende do nível mental que Jean Piaget (1998) nomeia de reversibilidade. Para ele a criança não pode conceituar adequadamente o número até que seja capaz de conservar quantidades, tornar reversíveis as operações, classificar e seriar. Assim, o educando constrói, no seu intelecto, a noção de número. Aplicando a teoria de Piaget, o professor pode utilizá-la discutindo sobre quatro aspectos: Igualdade, Conservação, Contra Argumentação e Quantidade.

O primeiro capítulo fala que para Piaget há três tipos de conhecimentos: Conhecimento físico: é o conhecimento exterior dos objetos, através da observação.
Conhecimento lógico-matemático: a origem deste conhecimento é interna ao indivíduo, a criança consegue ver que há mais elementos num todo do que nas partes (abstração empírica e abstração reflexiva).
Conhecimento social: são as reuniões construídas pelos indivíduos, neste conhecimento necessita de uma estrutura lógico-matemática para a organização e assimilação.

A autora comenta sobre Piaget, onde ele declara que “a finalidade da educação deve ser a de desenvolver a autonomia da criança, que é indissociavelmente social, moral e intelectual” (p.33). Autonomia significa agir por leis próprias, na educação tem o objetivo de não

Relacionados