resenhanomundodaluartv3

1646 palavras 7 páginas
APRENDENDO A VIVER COM TDAH

Claudiane de Jesus
3º ano – RTV e internet

MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua – Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
São Paulo: Editora ABDA, 2011, 196 páginas

O livro aborda os problemas do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) em crianças, adolescentes e adutos e oferece orientações para quem lida ou sofre de tais transtornos. Oferecendo um misto de perguntas e respostas sobre o assunto.
O nome dado ao livro é voltado às pessoas que sofrem desse problema, pois estão sempre pensando em outra coisa ou pensando em um monte de coisas ao mesmo tempo, sendo assim, é comum dizer que vivem no “mundo da lua”.
Paulo Mattos expõe o transtorno seguindo um espaço temporal desde a infância até a fase adulta, passando pelos conflitos familiares, escolares e até mesmo pelas atividades exercidas no ramo profissional e suas consequências na vida do portador do TDAH, mostrando como identificar uma pessoa que sofre desse problema e orientando sobre os tratamentos existentes.
O autor utiliza a técnica de perguntas e respostas, para que os portadores de TDAH consigam terminar de ler o livro, já que não conseguem sustentar a atenção por longos períodos, e nem ler textos muito longos. “O livro foi escrito assim porque provavelmente muitos dos leitores são portadores de TDAH e, como estamos carecas de saber, eles não leem por muito tempo nem gostam de texto longos”. Eles também gostam de ir “saltando” partes. (MATTOS, 2011, p. 26),
O TDAH é um transtorno que atinge crianças, adolescentes e adultos, fazendo com que os mesmos tenham dificuldades de manter a atenção. Quem sofre dese problema não consegue realizar tarefas que exijam gande concentração, mudam de idéia com frequência, não terminam aquilo que começaram a fazer, são pessoas impulsivas, etc.
É importante resaltar que cada portador de TDAH se difere dos demais, já que os casos ocorrem de maneira distinta. Existem 18 sintormas diferentes que um portador pode

Relacionados