RESENHALIBERAL

2720 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL APLICADA
PROF: HAMILTON SUPLICY
ORGANIZAÇÕES E AMBIENTE SÓCIO-ECONÔMICO

ALUNA: LETÍCIA NAOMI PETKOVICZ TURMA:N2 DATA: 09/05/2014

RESENHA – NEOLIBERAL, NÃO. LIBERAL

No livro “Neoliberal, não. Liberal - Para entender o Brasil de hoje e de amanhã” de Carlos Alberto Sardenberg, se faz uma análise na história mundial, mostrando a influencia das praticas liberais. Também sobre qual modelo de capitalismo seria mais eficiente para não só proporcionar crescimento econômico e riqueza, como também uma melhor distribuição de renda.
A cultura socialista de que a riqueza não é boa coisa, ainda presente, e os contrários ao capitalismo não têm sequer exemplos de que este modelo de economia é um fracasso. Países que adotaram o modelo liberal de economia de mercado é que estão à frente, e os que adotaram este modelo recentemente estão percebendo a olho nu os resultados positivos. O Brasil está cheio de histórias de superação e espírito empreendedor.
A legislação brasileira é falha apesar de rígida. Por exemplo, em dois mil e oito, David Neeleman trouxe sua companhia área, para concorrer no mercado brasileiro, mesmo existindo uma lei que regra que o estrangeiro deve ter apenas 30% das ações de uma empresa, e nesse caso, os brasileiros ficaram com menos de 30%. Esse empreendimento foi feito através de dinheiro americano, mas Neeleman é brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, foi criado e fez dinheiro nos EUA, considerado norte-americano, mas como trouxe trabalho, melhoria para os passageiros, o Estado aceitou tranquilamente.
Outro caso seria o trabalho informal no país. Há aqueles empregados anônimos e muitos outros que trabalham, ganham dinheiro, ajudam na movimentação de economia e na criação de empregos, mas o governo não reconhece. O Empreendedor privado deveria ter mais ajuda para desenvolver seu empreendimento e sua situação social.
A situação

Relacionados