ResenhaGlobaliza O21

834 palavras 4 páginas
Grupo: Cristina Alice Galhós
Data: 21/06/2013
Disciplina: Globalização e Economia
Professor: Denise Tellini

Documentário: Home

Impossível assistir ao fantástico documentário Home sem sermos trespassados por uma maravilhosa sensação de arrebatamento perante o desfilar de extraordinárias paisagens em alta definição do planeta e seus lugares. Inversamente proporcional é a nossa angústia perante a informação estarrecedora que nos é providenciada ao longo do filme.
Yann Arthus-Bertrand, o diretor, é um ativista ambiental convicto, que conseguiu de forma sublime fazer passar a mensagem de urgência por mudanças na condução da vida humana no planeta Terra. Transporta-nos numa longa viagem ás origens do planeta há mais de 4 bilhões de anos até o surgimento do homo sapiens, há 200 mil anos, explicando como todos os seres vivos são frutos de uma sequência de acasos químicos, físicos e biológicos, que permitiram a origem de todas as espécies. No entanto, o homem se comporta com se não fizesse parte desse equilíbrio frágil como mais um elemento, mas como um ser superior.
Através de belíssimas imagens somo confrontados com o melhor e o pior da natureza humana. O desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida de extremo conforto que atingimos nas sociedades desenvolvidas cobram um preço demasiado alto dos recursos finitos do planeta. Por outro lado, em nome desse mesmo desenvolvimento, destruímos ecossistemas e modos de vida milenares de animais e populações, ao ponto de estar em causa a própria sobrevivência da raça humana. O homo sapiens, nos últimos 50 anos em particular, numa velocidade cada vez mais vertiginosa e insaciável, consome a maior parte dos recursos e matérias-primas do planeta, arruina habitats, desloca populações em proporções de verdadeiro êxodo (migrações), entre outras violências, numa perspetiva individualista, sem consideração pelos outros seres vivos, nem pela preservação do futuro das próximas gerações de homens.
Quebramos um equilíbrio de milhares

Relacionados