Resenhafama

1224 palavras 5 páginas
FACULDADE MONTESSORIANO – FAMA
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

VERA LUCIA DE SOUZA TAVARES

RESENHA:
DAS APRENDIZAGENS ENTRE O CONHECIMENTO E O SABER

b

Salvador
2015
VERA LUCIA DE SOUZA TAVARES

RESENHA:
DAS APRENDIZAGENS ENTRE O CONHECIMENTO E O SABER

Resenha apresentada à disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, a Faculdade Montessoriano, a professora Ms. Marília.

Salvador
2015
LAJONQIERE Leandro de. De Piaget a Freud. Para repensar as aprendizagens: A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 1997a.
O percurso do autor, nesse texto, é instigante. A Psicanálise e o desenvolvimentismo psicológico se repelem mutualmente com dois polos magnéticos de um mesmo signo. O desenvolvimento no interior das teorias psicológicas, cuja abordagem foge aos limites do presente estudo, em última instância por sua negativa em reconhecer o salto qualitativo e o hiato que se param a cultura da natureza e o corpo do organismo, devido a ação estruturante da linguagem e a proibição do incesto, como lei básica de toda cultura e da ordem estrutural da linguagem, que leva a psicanálise a inverter a direção traçada pelo evolucionismo naturalista que vai da biologia a cultura , que toma a forma de um processo acumulativo, que permite-nos pensar a subjetividade e o organismo sob outra ótica.
A linguagem e o organismo deixa de preexistir à linguagem para passar a existir a própria linguagem precisamente como corpo de linguagem, deixando de ser instrumento que reflete tanto a “realidade” quanto os pensamentos.
A linguagem, a psicanálise tem o poder de estruturar um campo especificamente humano no seu interior, bem como um conjunto de objetos de permutações significantes.
A ordem da linguagem o constitui sujeito do mesmo tempo que o assujeita, além de sua consciência, a uma particular tramas de desejos inconscientes e um conjunto de formações sócio – históricas

Relacionados