Resenhado Filme Germinal

449 palavras 2 páginas
O filme Germinal retrata a vida miserável dos operários que trabalham em uma mina. As condições de trabalho são insalubres e sem um mínimo de segurança. O dono da mina paga um salário insignificante, e em busca de subsistência todos os membros da família trabalham, inclusive as crianças, mas mesmo assim as condições de vida são precárias, mal conseguem se alimentarem, têm problemas de saúde e vivem em extrema pobreza.
As casas dos operários não têm conforto e nem privacidade para seus moradores, vivendo sob uma constante degradação humana.
Por outro lado, a condição de vida do dono da mina era de muita fartura, com residência luxuosa e extremo conforto - duas realidades bem diferentes.
Com a morte de uma das operárias, um homem recém-chegado no povoado, que estava a procura de trabalho, consegue a vaga para trabalhar na mina. Vendo as péssimas condições de trabalho e exploração, ele se une com um trabalhador antigo da mina para protestar no intuito de conseguir melhorias, mas como não são levados em consideração pelo dono da mina, convocam todos os operários para criarem um fundo de reserva a fim de iniciarem uma greve.
Iniciada a greve, tentam negociar com o diretor da mina por salários mais justos e melhores condições de vida, mas não conseguem sensibilizar a direção que argumenta estar na mesma situação de precariedade dos trabalhadores com a crise econômica, colocando seus objetivos financeiros acima dos operários.
Nem todos operários aderiram á greve e foram chamados de traidores. O dono da mina contrata operários Belgas para não perder a produção e ameaçam os grevistas com a demissão. Com a falta do salário, ainda que pouco, e não

tendo como comprar comida, surge uma onda de violência, com saques feitos ao comércio. Muitos dos que estavam em greve resolvem voltar a trabalhar e culpam o organizador do movimento grevista, responsabilizando por tudo de ruim que estavam acontecendo. Aos poucos o movimento vai enfraquecendo com a volta dos

Relacionados

  • Natureza da educação e filosofia da educação
    157429 palavras | 630 páginas