RESENHA

Páginas: 4 (751 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
RESENHA - RESISTÊNCIA À MUDANÇA: UMA REVISÃO CRÍTICA
Curso de Gestão de Negócios – PUC/Sete Lagoas
Professora: Milena Aparecida Lopes da Silva
A princípio o autor desenvolve uma introdução,apresentando as principais causas da resistência à mudança nas organizações, tais como; a crescente competitividade, cumprimento de novas leis ou regulamentações, introdução de novas tecnologias,exigências do mercado consumidor.
Saber lidar com essas mudanças incessantes cada dia mais tem se tornado um desafio, ou seja, uma questão de sobrevivência para os líderes.
Neste estudo são apresentadasvárias ideias e pensamentos de autores que buscaram criar e organizar teorias capazes de resolver os problemas organizacionais relacionados ao tema em questão. Acredito que o texto apresentado, trata-se deuma leitura indispensável a qualquer interessado em conhecer às resistências internas às mudanças ou inovações. O mesmo é fruto de muitas reflexões cientificas.
O artigo mostra que por ser um tematão complexo e ao mesmo tempo parece ser popular, existem diversas receitas que tenta apontar e explicar o fenômeno, muitas das vezes elas são rotuladas como estratégias. A consistência em conteúdopode levar-nos a uma conclusão perigosa, ou seja, podemos ser tentados a pensar que sabemos tudo a respeito ou que, se nós pessoalmente não sabemos tudo sobre resistência, alguém há de saber.
É nítidoque com tantas informações no mercado, a resistência a mudança ainda é considerada uma das principais barreiras à transformação organizacional. Do ponto de vista científico, o artigo mostra que adespeito de todas as receitas, nós, na verdade, não sabemos muito sobre o que é a resistência a mudanças, suas causas, quando é mais provável que aconteça, o efeito que pode (ou não), produzir em esforçosde transformação ou métodos que podem existir para lidar com ela.
Conforme o texto, mesmo após muitos estudos, os estudos recentes sugerem que ainda há muito a ser feito para entendermos o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!