Resenha

Páginas: 2 (493 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso do Psicologia – 1º período
Metodologia do Trabalho Científico
Professora: Maria José Viana Marinho de Mattos
Aluna: Barbara LonghiniBarbério
LUCKESI, Cipriano. et al. O leitor no ato de estudar a palavra escrita. In: Fazer Universidade: Uma proposta metodológica. 17 ed. São Paulo. Cortez, 2012, p. 136-143

RESENHA
Trata-se doterceiro capítulo do livro: “Fazer Universidade: Uma proposta metodológica” escrito por Cipriano Carlos Luckesi, professor de Filosofia, entre outros autores. É um texto cientifico que adota procedimentosmetodológicos para trabalhos acadêmicos.
Luckesi traz neste capitulo uma reflexão sobre a conduta do leitor ao ler. Há uma preocupação nos tempos atuais sobre a posição “passiva” de quem lê, que seconduz a reter o texto e encerrar a atividade por ai, sem ao menos criticar ou formular ideias sobre o texto lido. É preciso estudar o que se lê.
Estudar é enfrentar a realidade para compreendê-la.Podemos executar esse enfrentamento de uma forma direta, em que o sujeito cognoscente entra em contato com o objeto para conhece-lo, compreendendo a sua forma de ser, obtendo uma certeza dascaracterísticas próprias da realidade, sendo assim uma forma critica da objetividade da expressão. Por outro lado, há a forma indireta de se estudar, em que o conhecimento da realidade vem por meio de outrapessoa que já possui o estudo. No ato indireto, enfrentamos o real através da compreensão da expressão de outra pessoa, sem ter certeza da veracidade do conhecimento tendo sempre que verificar a validadedo autor. Quando a pessoa aceita a mensagem recebida de outro mesmo não sabendo sua origem e abdica a capacidade de investigar o autor da informação, o sujeito se torna o que Cipriano denomina dea-critíco.
O leitor tem duas escolhas tendo em vista os modos de estudar: ser sujeito ou objeto da leitura. É objeto o leitor que retém a informação e que a verbaliza, ou seja, não se refere à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!