Resenha

Páginas: 3 (585 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O conceito de estigma como processo social: uma aproximação teórica a partir da literatura norte-americana

SIQUEIRA, Ranyella de; CARDOSO, Hélio.

Em primeira análise, o artigo conceituaestigma segundo Goffman como uma característica constituída pelo social. Assim, as pessoas normais prevêem as categorias e os atributos de um estranho que se aproxima. Essas pré-concepções, elaboradaspelos normais, são transformadas em “expectativas normativas, em exigências apresentadas de modo rigoroso”
O autor aprofunda a ideia que, os normais criam estereótipos distintos dos atributos de umdeterminado indivíduo, caracterizando, portanto, o processo de estigmatização. Para Goffman são identidades deterioradas, por uma ação social, que representam algo mau dentro da sociedade e, porisso, deve ser evitado. Através dessa metodologia, se percebe que, certamente é papel da sociedade a caracterização de estigmatizar uma pessoas ou um grupo, e que depende de todo o contexto social parafinda-las.
Seguindo o conceito do primeiro autor, o artigo trás em segundo momento as análises de Link & Phelan (2001), onde conceituam estigma como um variante em cada sociedade. Um sistema decrenças culturais é guiado por um modelo de cultura que os indivíduos carregam, os quais não são conscientes desse processo. “Nós, às vezes, paramos de nos perguntar o motivo que pensamos e nos comportamosde tal forma, nós fazemos isso porque a cultura é um extenso processo inconsciente”. Através dessa afirmação, pode-se concluir que o estigma se molda a partir das diferentes normas culturais, dosvalores e das estruturas de uma sociedade.
Alguns comportamentos ou atributos podem ser universais quando se relacionam ao estigma, assim como outros podem ser específicos de uma cultura. Emcomplemento,
Ainlay, Coleman & Becker (1986) afirmam que alguns estigmas são perpétuos durante épocas, enquanto outros são findáveis e característicos de um contexto histórico, social e cultural. Um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!