Resenha

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Resenha crítica - livro: Região e Organização Espacial, de Corrêa. Roberto Lobato.
Referencias Bibliográfica do livro:
Hartshorne, Richard, propósitos e natureza da geografia, São Paulo, 1978 (tradução Thomaz Newlands Neto).
Harley, Davis, Explanation in Geography, London, Edward Arnold, 1969.
Moraes, Antonio Carlos Robert. Geografia - pequena história crítica. São Paulo, HUCITEC, 198.Moreira, Ruy. O que é geografia. São Pulo, Brasiliense, 1981
Lacoste, Yves. A geografia seve antes de mais nada para fazer a guerra, Lisboa, Iniciativas Editorias, 1976.
Referencias Bibliográficas da resenha:
www.dc314.4shared.com/doc/e5gtvIxE/preview.html
www.ub.edu/geocrit/lobato.htm
www.sites.google.com/site/robertolobatocorrea/curriculo
Roberto Lobato Azevedo Corrêa,
Brasileiro, natural doRio de Janeiro, sua formação acadêmica começou, quando se formou em bacharel em geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro foi estagiário, auxiliar técnico e geógrafo pelo IBGE, Instituto de geografia e estatística. e também auxiliar de ensino, professor, professor conferencista, assistente adjunto da UFRJ.

Em seu livro Região e Organização Espacial, Roberto Lobato Corrêa, começadiscutindo sobre as correntes que a geografia aborda, sendo ela, “o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica” (Corrêa. L.R, pág7, Ed. Ática, 2007). A partir daqui o articulista, divide novamente alguns outros conceitos, no caso as discussões sobre, relações do homem e meio, relações da área e relações da localidade, relacionados com o métodopositivista.
“(...) a geografia tem suas raízes na busca e no entendimento da diferenciação d e lugares, regiões, países e continentes, resultantes das relações entre os homens e entre estes e a natureza.” (Corrêa. L.R, pág8, Ed. Ática, 2007). Nesta parte o autor cita como é esta relação, pois posteriormente aborda estes julgamentos, nas partes decorrentes do livro.
O escritor começa falando oque seria o determinismo ambiental, suas opiniões, os autores deste assunto, bem como tudo o que é colocado, voltado para as discussões da geografia e dos seus principais autores como Ratzel e Ritter. Neste contexto, o autor tenta retratar os aspectos, da fragmentação das disciplinas bem como o imperialismo causado pela implantação do sistema capitalista. “ Na verdade, o determinismo ambientalconfigura uma ideologia, a das classes sociais, países ou povos vendedores, que incorporam as pretensas virtudes e efetivam as admitidas potencialidades do meio natural onde vivem.” (Corrêa. L.R, pág10, Ed. Ática, 2007). Esta fala do autor resume, sobre o assunto em questão, claro que de uma maneira bem simples retrata um argumento, abordado com alguma profundidade por Corrêa.
Nesta conjunção, começaa contenda sobre o possibilismo e o conflito entre homem e natureza através do determinismo ambiental. Sendo assim o articulista, faz um parâmetro histórico, sobre como este assunto vem sendo discutido por vários anos, em países diferentes, e quanto isto influência o nosso cotidiano. “A paisagem geográfica tem, ainda, uma extensão territorial e limites razoáveis identificáveis.” (Corrêa. L.R,pág13, Ed. Ática, 2007). Esta frase identifica e resume bem o que foi, é e sempre será discutido sobre o tema em questão, no decorrer do texto o autor discorre sobre as influências do meio em nossas vidas, e o que ele determina para nós.
Continuando a ponderação entre homem e meio, o escritor começa uma abordagem do que seria o método regional. Desde o começo de sua fala, ele deixa claro que o tema emquestão se opõe ao determinismo ambiental e ao possibilismo, fazendo assim uma contextualização do que foi feito no começo do século XVII, por Veranius. “No plano externo, o método regional evidencia a necessidade de produzir uma nova geografia regional, ou seja, um conhecimento sintético sobre diferentes áreas da superfície da terra.” (Corrêa. L.R, pág15, Ed. Ática, 2007).
“No plano interno,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!