Resenha S Rie 3 Aluno Caio Balarim FGV Mar Lia

391 palavras 2 páginas
Resenha – Série 3 Por Cento
Aluno: Caio Vinicius Morisco Balarim
10ª turma de MBA em Gestão Empresarial da unidade de Marília/SP

A trama da série 3%, narrada pela personagem Bruna, relata a participação de jovens que ao completarem 20 anos passam por um cruel processo seletivo para fazer parte dos 3% dos aprovados que irão para o “Lado de Lá”. O “Lado de Lá” é descrito como a parte da elite dominadora, feliz e bem-sucedida, enquanto que o “Lado de Cá” é descrito como o lado de desolação e sem perspectivas.
O drama de quatro jovens de perfis diferentes tentando a aprovação nesse processo seletivo é apresentado:
Bruna, personagem que narra a estória, apresenta-se muito nervosa e é eliminada logo na entrevista inicial do processo. Essa personagem caracteriza um perfil de insegurança e nervosismo muito comum em processos seletivos. Fernando, um cadeirante, busca na aprovação a possibilidade de uma vida melhor, de aliviar a carga de trabalho de seu pai e o tratamento como uma pessoal normal. Essa personagem caracteriza um perfil de jovem mais focado e que por suas limitações físicas apresenta traços de um líder pensante (esse traço é bastante evidenciado na dinâmica de grupo).
Michele, uma típica jovem bastante levada pelo lado emocional, mostra-se, também, bastante focada, mas apresenta um perfil mais tirânico e explosivo. Isso é bastante claro na dinâmica de grupo em que ela faz críticas ao trabalho de seu grupo.
Rafael, nome utilizado pela personagem Thiago, é um jovem que falsifica seu documento para ter a segunda chance no processo seletivo. Caracteriza um perfil de pessoa que passa por cima de tudo e de todos para ter o que quer, muitas vezes deixando a ética de lado, como nos casos em que elimina outros 3 candidatos durante a entrevista e rouba um cubo na dinâmica de grupo.
A série, composta por 03 episódios pilotos, foi claramente concebida para se pensar e fazer críticas sobre as inúmeras etapas de seleção social que existem em nossa sociedade. Por não

Relacionados