Resenha S.OS Saúde Michael Moore

352 palavras 2 páginas
RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: SICKO – SOS SAÚDE -MICHAEL MOORE

Michael Moore, retrata nesse documentário a deficiência do sistema de saúde dos EUA que mercantiliza a saúde da sua população através dos planos de saúde. Lá apenas os americanos que possuem planos de saúde, ou dinheiro suficiente para pagar um tratamento, são dignos de atendimento, ficando o resto da população, sem qualquer assistência à saúde, torcendo para não ficar doente e ter que depender desse sistema que visa somente o lucro e faz da saúde da população um grande comércio altamente lucrativo para os donos dos planos de saúde e até mesmo para o governo, que tem levado dinheiro pra ficar calado diante dessa triste realidade do sistema de saúde americano.
Fala sobre as estratégias dessas seguradoras de saúde que priorizam o seu rendimento a saúde do segurado. Se ele tiver algum risco à saúde que possa comprometer o rendimento do plano eles simplesmente não aprovam o plano para o paciente, ficando o tratamento por sua conta.
O documentário nos mostra casos de pessoas que vieram a falecer em decorrência de não serem assegurados pelos planos de saúde para fazer um determinado tipo de exame ou cirurgia. Ele mostra como funciona o sistema de saúde no Canadá, Reino Unido, França e Cuba. Com isso podemos ver pontos negativos e positivos a respeito dos sistemas de saúde. O documentário mostra que todos esses países acima citados possuem sistemas públicos de saúde.
No Brasil, é possível comparar o nosso sistema de saúde o SUS com relação ao apresentado no documentário. Comparado ao modelo norte-americano o SUS é muito mais avançado. Porém, comparado com os outros modelos apresentados o SUS se mostra falho, pois apesar de ter esses princípios assegurados constitucionalmente, há falta de investimento na saúde. Mas mesmo com toda essa precarização ainda possuímos um sistema de saúde público e devemos agir como mostrado no documentário, mais especificamente como a população francesa que luta e reivindica por

Relacionados

  • estudante
    128507 palavras | 515 páginas