Resenha: o que é história da arte

Páginas: 9 (2037 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de ser uma apreciação acerca do trabalho do Historiador da Arte Jorge Coli: O Que é Arte, publicado em 1995 pela Editora Brasiliense como parte da coleção Primeiros Passos.
Assim foram ressaltados neste trabalho, os aspectos de maior relevância da obra, trabalhados e desenvolvidos pelo autor, como o conceito ou idéia do que é a Obra deArte, o que define um dado objeto como arte, a noção de estilo como meio de classificação do objeto artístico, o rigor cientifico que o discurso do critico ou do historiador da arte tenta assumir.
Como define Coli, o que garante que um objeto seja um objeto artístico, ou melhor uma obra de arte, são instrumentos específicos de nossa cultura, como o discurso e a classificação, e não uma concepçãoobjetiva e lógica do que é Arte.


















Jorge Coli, formado em História da Arte e Arqueologia e em História do Cinema na Universidade de Provença, doutorado em Estética pela USP, livre-docência e titulação em História da Arte e da Cultura pela Unicamp. Foi colaborador do jornal Le Monde, traduziu para o francês a obra Memórias do Cárcere de Graciliano Ramos e Ossertões de Euclides da Cunha, em colaboração com Antoine Seel. Lecionou na Universidade de Provence, Montpellier e Toulouse. Foi professor convidado nas universidades de Princeton, Paris, Osaka e pesquisador da New York University. Trabalha sobre os séculos XIX e XX. Entre seus livros estão: Música Final- ed. Unicamp; Ponto de fuga (Perspectiva); L'Atelier de Courbet (ed. Hazan, Paris); O corpo daliberdade (CosacNaify). Recebeu diversos prêmios, entre eles o "Florestan Fernandes" (CAPES), melhor orientador de tese em Ciências Humanas (2005). Foi Secretário da Cultura da cidade de Campinas. O livro "O que é Arte" é uma síntese dos aspectos que foram tratados em todos os textos que vimos até agora, faz uma classificação bem detalhada, esclarecendo algumas questões que ainda ficam em nossoconsciente e inconsciente sobre os questionamentos do que seja arte. O que é uma obra de arte? Quais os critérios que utilizados para se definir um dado objeto como obra de arte, e outro não? Assim, ele não explica, nem define ou esclarece, mas contrapõe com algumas reflexões que leva para esse campo amplo do conhecimento das artes e motivando aqueles que querem desejam críticos ou historiadores daarte, explicitando que é um caminho árduo, porém riquíssimo.
A Arte pode ser definida como manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, com isso Jorge Coli diz que não se define arte através de conceitos ou lógicas, nos mostra que um objeto não é mais arte que outros, por ter sido levado em consideração à opinião de alguns críticos, instituições,museus, profissionais que segundo seus critérios de julgamento, que determinam o que será exposto à sociedade como arte, julgamentos estes baseados em critérios técnicos, sem o envolvimento, nem o conhecimento do artista como pessoa, como ser social. Peças, artigos, objetos que não atingem um nível elevado o suficiente para ser considerada uma obra de arte, na opinião de certos críticos de arte, sãojulgadas buscando uma objetividade, que deve ser feita com bases seguras. Embora, não exista uma linha divisória que garanta o que é arte ou deixa de ser, varia muito de acordo com as opiniões, havendo a necessidade de um consenso da maioria.
Assim Coli, em seu trabalho busca ressaltar que um dado objeto, possui um “estatuto de Obra de Arte”, não a partir de um conceito lógico e universal dearte, mas sim por meio de instrumentos específicos de nossa cultura, que dignificam determinados objetos, os valorizam, como sendo algo fruto de uma elevação do homem, uma obra de arte. A idéia de Arte, ou obra de arte, é algo muito especifico da cultura moderna e contemporânea, não existe fora dela e é relativo a ela. A partir dessa afirmação, pode-se destacar que Coli, direciona-se na linha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA DO LIVRO HISTORIA DA ARTE
  • Resenha crítica
  • Resenha história da arte
  • Resenha historia da arte
  • Resenha Historia Da Arte
  • Resenha História: a arte de inventar o passado.
  • Resenha de história da arte como historia da cidade
  • resenha ARTE CONTEMPORÂNEA UMA HISTÓRIA CONCISA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!