RESENHA O QUE É ETNOCENTRISMO

Páginas: 3 (600 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Everardo P. Guimarães Rocha apresenta em sua obra questões relevantes a respeito do etnocentrismo discutindo a imposição do “eu” sobre o “outro”. Ele retrata a relativização como algo que considera“o diferente” como riqueza exatamente por ser diferente; apresenta a Antropologia como ciência responsável em pesquisar assuntos relacionados ao etnocentrismo; objetiva com seu “livro sobre oetnocentrismo mostrar como, pouco a pouco, o ‘Mundo Novo’ foi sendo superado, se não para todos ao menos dentro da Antropologia”.
O autor viaja pelos séculos XV, XVI, XVIII e XIX com o intuito de discutir avisão etnocêntrica desses períodos.
A obra narrada em terceira pessoa é dividida em seis capítulos - Pensando em partir, Primeiros movimentos, O passaporte, Voando alto, A volta por cima e Indicaçõespara leitura - que fazem o leitor viajar pelo mundo da leitura em apenas 113 páginas.

O livro retrata como as relações de poder são expostas frequentemente entre a sociedade, mesmo entre aquelesque buscam entender o “eu” e o “outro”, afinal se interessar pelo assunto já demonstra, ainda que inconscientemente, que marcamos o outro, a diferença, se não houvesse o diferente não haverianecessidade de se interessar por pesquisas que abordem o assunto.
Há uma reflexão, pelo autor, das relações estabelecidas entre sujeitos dos séculos XV, XVI, XVIII e XIX. Se compararmos, por exemplo, o“descobrimento” do Brasil, os portugueses se colocaram em uma posição egocêntrica, se consideravam os detentores de uma única cultura, e por ser única, a impuseram ao “outro”, habitantes daquele meio e que jápossuíam sua forma de relacionamento, suas vestimentas, sua crença, enfim sua própria cultura.
Os séculos XV e XVI foram alvo de grande estranheza por aqueles que pensavam sua cultura como única, amelhor e que por assim ser deveria ser imposta ao “outro”. Aqui o “outro” não tinha voz, era a imposição do “eu” sobre o “outro” muitas vezes de forma extremamente violenta.
Os séculos XVII e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: O que é etnocentrismo
  • Resenha de Etnocentrismo
  • Resenha Crítica "O Que É Etnocentrismo"
  • Resenha livro O QUE É ETNOCENTRISMO
  • resenha do livro: O que é etnocentrismo
  • Resenha do Livro "O que é etnocentrismo"
  • Resenha Etnocentrismo C Pia
  • Resenha: "O que é etnocentrismo?", de Everardo Pereira Guimarães Rocha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!