Resenha o profissional de serviço social na atualidade

Páginas: 7 (1549 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
MARIA DO SOCORRO Q. F. DE ALENCAR

RESENHA: O PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. In: O serviço social na contemporaneidade. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Marilda Villela Iamamoto, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B. Graduação em Serviço Social pelaUniversidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). É professora Titular (aposentada) da Escola de Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio deJaneiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Serviço Social. Selecionada para o Programa Produtividade em Ciência (FAPERJ/UERJ), coordenadora do Programa de Estudos e Pesquisas Pensamento social e realidade brasileira na América Latina e do Centro de Estudos Octávio Ianni. Ex-coordenadora Adjunta da CAPES para a área de Serviço Social (triênio 2008-2010). Tem experiência na área de ServiçoSocial e Sociologia Rural com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, história do serviço social, serviço social na divisão do trabalho, formação profissional e ensino superior. Autora de livros com várias edições e artigos em revistas nacionais e internacionais.
No capitulo que agora resenhamos: O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE, a autora tem comoobjetivo mostrar através história, focalizando os anos contemporâneos, que os desafios do serviço social estão centrados a partir das questões que envolvem a sociedade atual.
Na Introdução do livro, a autora chama a atenção para o fenômeno da globalização que produz um desemprego estrutural. É verificado assim, o agravamento das múltiplas expressões da questão social, base sócia histórica darequisição social da profissão. No âmbito do processo de trabalho do assistente social, é possível atestar o crescimento da demanda por serviços sociais, o aumento da seletividade no âmbito das políticas sociais, a diminuição dos recursos, dos salários, a imposição de critérios mais restritivos nas possibilidades da população ter acesso aos direitos sociais, materializados em serviços sociais políticos.O nosso desafio é o de inquirir a realidade buscando pelo seu deciframento, o desenvolvimento de um trabalho pautado no zelo pela qualidade dos serviços prestados, na defesa da universalidade dos serviços públicos, na atualização dos compromissos ético-políticos com os interesses coletivos da população usuária.
No tópico Sintonizando o Serviço Social com os novos tempos, a autora ressalta seuprimeiro pressuposto que é a indispensabilidade de rompermos com uma visão endógena, focalista, uma visão “de dentro” do serviço social, prisioneira em seus muros internos. É preciso, segundo a autora, enxergar a profissão não como o mero emprego, enxergar a ação de um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campode trabalho, suas qualificações e funções profissionais.
Cabe aos profissionais apropriarem-se dessas possibilidades e, como sujeitos, desenvolvê-las transformando-as em projetos e frentes de trabalho. Essa compreensão é muito importante para se evitar uma atitude fatalista do processo histórico e, por extensão, do serviço social.
Entretanto, também é necessário evitar a perspectiva domessianismo profissional em que se enfatiza uma visão heroica do serviço social que reforça unilateralmente a subjetividade dos sujeitos, a sua vontade política sem confrontá-la com as possibilidades e limites da realidade social.
O segundo pressuposto é a consideração de que o serviço social é uma especialização do trabalho, uma profissão particular inscrita na divisão social e técnica do trabalho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha o serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional
  • serviço social na atualidade
  • o desafio do serviço social na atualidade
  • atualidade etica do serviço social
  • Serviço social as familias na atualidade
  • Questionário serviço social e atualidades
  • O serviço social e a atualidade
  • Tema: Serviço Social da Atualidade.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!