Resenha O português

Páginas: 10 (2277 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
REFERENCIA DA OBRA
Rosa Virgínia Barretto de Mattos Oliveira e Silva, autora da referida obra acima, foi graduada pela Universidade Federal da Bahia em Línguas anglo-germânicas em 1961, foi pela Universidade de Brasília, em 1965, mestra em Letras e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo, em 1971, com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1981. NaUniversidade Federal da Bahia, foi professora titular de língua portuguesa atuando na graduação desde 1973 e na pós-graduação desde 1976. Foi pesquisadora I-A do CNPq, com pesquisas na área de linguística, destacando em seus estudos a língua portuguesa e os temas que se seguem: linguística histórica, história da língua portuguesa, história do português brasileiro, português arcaico e ensino da línguaportuguesa.
O livro é constituído de ___ capítulos(olhem a quantidade de capítulos e coloquem aqui), todos sob a responsabilidade da autora, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o assunto em questão, em abordagens que se complementam. No entanto, o proposto a esta resenha é apenas o capítulo ___,(olhem a numeração do capítulo e coloquem aqui) intitulado por “Dizem que vai mal o vernáculo noBrasil”, texto adaptado pelo original “O ensino da língua portuguesa no mundo”, apresentado no Congresso sobre a Situação Atual da Língua Portuguesa no Mundo, ocorrido em Lisboa, em junho/julho de 1983. A autora discute basicamente, em quatro subtópicos, o assunto a ser abordado, o problema, bem como os motivos e as possíveis soluções.
Inicialmente, Rosa Virgínia traz argumentações acerca daatual situação da língua portuguesa no Brasil. Contrapondo-se a idéia de que o vernáculo vai mal, ela justifica tal posição trazendo a informação de que as fontes dessa idéia acerca do vernáculo apenas “desejam recuperar algo que nunca fomos” (ANO, p. 11). Diante disso, apresentam-se dois extremos: em um estão aqueles que ainda exigem dos alunos o domínio de uma norma obsoleta, e no outro existemaqueles que entendem a realidade do Brasil, no que diz respeito à enorme diversidade lingüística que há no país.
Esta situação no Brasil é decorrente da heterogeneidade cultural que, por conseqüência, reflete na língua portuguesa uma extensa variação, primeiro motivo de não haver uma norma e, sim, várias normas para ser a condução do ensino, o qual deveria se basear nas variedades que existem e quesão utilizadas pela maioria da população brasileira. No entanto, os investimentos para essa área de pesquisa são escassos e, portanto, não há instrumental cientificamente preparado para os pesquisadores.
De acordo com a escritora, esse é um problema que vai alcançando todos os níveis hierárquicos, desde as escolas de ensino fundamental e médio, os cursos de Letras, até o Conselho Federal deEducação, motivo pelo qual o Governo Federal, em 1976, nomeou uma comissão para estudar esse problema intitulado pelo mesmo como “carência lingüística” dos jovens, o que na concepção de Rosa Virgínia, é um titulo distorcido e irreal. Para a mesma, a possível solução para o que chamam de problema, só poderia surgir a partir de uma “mudança profunda na política educacional” (ANO, p. 15). Pois conformealgumas pesquisas, não é destinado mais do que 5% de verba para a educação e, por isso, o Brasil classifica-se como o maior país de analfabetos, mesmo diante de tantos programas que o governo cria para suprir essa pobreza educacional.
Diante de todas essas informações, a autora faz pertinente chamar a atenção para o que os tradicionais tanto exigem dos universitários: o “domínio da língua” (ANO, p.16). Para ela, a afirmação de que os jovens não dominam a língua, tem caráter falso, porque no que concerne à língua, eles a dominam perfeitamente, pois conversam no seu meio social sobre assuntos que lhes interessam de forma compreensiva. Na verdade, quando se cobra domínio da língua, cobra-se domínio de uma norma imposta por um meio social dominante, o que lembra muito a noção de variação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha portugues
  • Resenha de português
  • Resenha Portugues
  • Resenha de português
  • Resenha portugues
  • Resenha português instrumental
  • LÍNGUA VIDAS EM PORTUGUÊS (RESENHA)
  • "Línguas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!