resenha o nome da rosa filme

Páginas: 2 (346 palavras) Publicado: 10 de setembro de 2013
Dos filmes até então vistos, acredito que O Nome da Rosa seja o que mais necessite compreender o momento histórico vivido na obra. Somos remetidos ao período da Baixa Idade Média, onde houve adesintegração do feudalismo e iniciou-se o capitalismo, e na esfera cultural destacou-se o movimento renascentista que resgatava os valores antropocêntricos e racionais, valorizando o homem e anatureza. Na obra, a figura que mais personifica esses valores, é o monge William, dotado de uma postura extremamente racional e humanista.
Dessa forma, William e seu aprendiz, Adso, investigamuma série de crimes que acontecem dentro de uma abadia, localizada em um local afastado e remoto. Através de uma postura questionadora e interrogativa, os crimes são solucionados. Crimes estesque estão relacionados à leitura de um livro tido como proibido pela igreja. E é exatamente nesse ponto que somos levados a nos questionar sobre o poder que a Igreja possuía em relação aoconhecimento, e como era de extremo interesse da mesma, influenciar uma sociedade alienada frente a qualquer tipo de pensamento, cultura e clareza de ideias.
Duas citações na obra me chamaram muitaatenção. A primeira delas, foi em relação ao riso, humor: "Laughter kills fear, and without fear there can be no faith, because without fear of the Devil there is no more need of God." Então acatequização, olhando pela esfera religiosa, só faria sentido se existisse o medo, e o riso era abominado, pois exterminava o medo. A segunda citação diz respeito ao conhecimento, onde William afirmaque dentro deles pode vim a conter uma sabedoria diferente e ideias que poderiam encorajar o homem a duvidar da infalibilidade de Deus, e a dúvida é a inimiga da fé.
Em O Nome da Rosa, podemos vero quanto o conhecimento pode vim a ser uma arma que ameaça a supremacia da classe dominante, e o quanto é de interesse desses manter uma população ou classe alienada frente à realidade.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha filme o nome da rosa
  • Resenha do filme o nome da rosa
  • Resenha do filme nome da rosa
  • Resenha filme: O nome da rosa
  • Resenha do filme "o nome da rosa"
  • Resenha Filme o Nome da Rosa
  • Resenha do Filme " O nome da Rosa"
  • resenha do filme Em nome da rosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!