RESENHA - O MONUMENTO E AS PRINCIPAIS TENDENCICAS DE INTERVENÇÃO CONSERVAR OU RESTAURAR

1444 palavras 6 páginas
O MONUMENTO E AS PRINCIPAIS TENDENCICAS DE INTERVENÇÃO CONSERVAR OU RESTAURAR

Desde os tempos remotos, as culturas históricas estabelecem relações particulares com a perpetuação das memórias de fatos ou heróis, por meio dos monumentos. A humanidade passou das modificações iconográficas por razoes religiosas, de poder e colecionismo desde a antiguidade – Egito, Oriente Medio, Grecia e Roma ao aproveitamento e reutilização de matérias dos monumentos e esculturas antigas da Idade Media.
Paralelamente a partir da Revolução Francesa afirma-se o entendimento da dimensão publica e coletiv1a do patrimônio histórico, que proporcionou o controle publico e estatal sobre os investimentos para intervenções visando a conservação e restauração de bens. O “culto ao monumento”, termo cunhado por Riegl (1903), é indissociável do desenvolvimento de técnicas especificas para sua conservação.
A definição original de monumento remete a obras realizadas artesanalmente e criadas coma finalidade de glorificar os feitos individuais ou coletivos, mantendo-os vivos e presentes na consciência das gerações futuras. Para o senso comum, os monumentos históricos e artísticos constituem os bens culturais de uma determinada comunidade que juntos formam o seu patrimônio histórico, transmitidos com “herança cultural” as gerações futuras.
A noção patrimônio cultural predominante a partir dos anos 1960 está atrelada ao monumento histórico que não apresenta uma informação neutra mas traz em si uma memória viva. Os bens a serem protegidos podem atualmente ser de distinta natureza, materiais e imateriais, sendo os primeiros subdivididos em moveis e imóveis. Hoje, para que se estabeleça um repertorio comum, o conceito de patrimônio cultural engloba os bens mais tradicionais, como imóveis oficiais isolados, igrejas ou palácios, mas se estende também a imóveis particulares, trechos urbanos e ambientais naturais de importância paisagística, passando por imagens, mobiliários, utensílios e outros bens

Relacionados