resenha o fupio

765 palavras 4 páginas
HOME
QUEM SOMOS
PRÊMIOS
CATEGORIAS
ESCRITORES
MENSAGEIROS DA LUCIDEZ
EROS
CONTATO
LOJAS PELO MUNDO
Regozijo do Amor
RESENHA: “O FIO DAS MISSANGAS” – MIA COUTO

3 de junho de 2013 by regozijodoamor

Escrito por: Carlos Monteiro

Sinopse do Livro

FIO DAS MISSANGAS, O …|… Formato: Livro …|… Autor: COUTO, Mia

Idioma: Português …|… Editora: Companhia das Letras

“O fio das missangas” adentra o universo feminino, dando voz e tessitura à almas condenadas à não-existência e ao esquecimento. Como objetos descartados, uma vez esgotado seu valor de uso, as mulheres são aqui equiparadas ora a uma saia velha, ora a um cesto de comida, ora, justamente, a um fio de missangas.

Resenha do livro

Outro dia estava pesquisando e fuçando no YouTube, onde encontrei um vídeo, o orador era o escritor Mia Couto. Amei sua forma lírica de se apossar das palavras e seu fraseado encandeou minha atenção. Logicamente, o pesquisei. Vi que este homem já está há um bom tempo na estrada da escrita. Inclusive, recentemente, ganhou o prêmio Camões de literatura. A escolha dele foi feita na cidade do Rio de Janeiro, no dia 27/05 deste ano. Mia Couto, desde então, tornou-se o segundo moçambicano a ganhar o prêmio.

Na minha busca, me deparei com “O fio das missangas”, publicado em 2003, uma obra que reúne vinte e nove contos que harmonizam-se entre si. A carga emocional e poética é tão forte que o escritor consegue filtrar e extrair a alma das palavras.

Os temas são variados e únicos, envolvendo o leitor de uma forma assídua até o seu fim, ou ao não fim… Mia Couto aborda violência, separação, morte, loucura, vingança, incesto, suicídio… Coisas que expressam o ser humano.

Outro dado interessante é o universo tratado no livro, o das mulheres. A condição feminina vista de um ângulo diferente… Sim. Aqui ele maneja sua narrativa, deixando claro que a mulher é submissa, anulada e abandonada. Infelizmente, muito dos seus contos deixam visível o descaso e o silêncio

Relacionados