Resenha: O ensaio Reich Dreams: ritual horror and armoured bodies de Justin J. Lorentzen

1949 palavras 8 páginas
Da perspectiva fascista à ficção científica

O ensaio Reich Dreams: ritual horror and armoured bodies de Justin J. Lorentzen, faz parte de um livro chamado Visual Culture de Chris Jenks, que contém diversos ensaios críticos que abordam o caráter visual da cultura contemporânea em diversas áreas representativas, como publicidade, cinema, pintura, arte, jornalismo, fotografia, televisão e propaganda.
Lorentzen aborda a perspectiva da iconografia fascista presente na cultura contemporânea de forma complexa. Desenvolve o assunto a partir de diversas perspectivas visuais e faz ligações entre áreas afins. Introduz conceitos e pontos de vistas de diversos autores, conceitos por vezes confusos de serem compreendidos por quem não têm conhecimentos filosóficos. O ensaio inicia discorrendo sobre o fascínio cultural provocado por imagens fascistas que tem permeado a cultura popular em uma variedade de maneiras. Aponta que a exposição da história nazista e fascista, através de filmes, muitas vezes é feita sem reconhecer que desempenham um papel de fornecedor de material para uma demanda popular insaciável pelos horrores do Holocausto.
Justifica essa visão mostrando que a cultura popular parece fornecer âmbitos de transgressão pela qual a iconografia fascista pode ser encaixada de acordo com os gostos predominantes e a moda, tendo apenas um eco do seu contexto nazista restante. Expõe que em artigos da década de 80 sobre a dimensão estética do fascismo, mostrou-se a relação entre a estética nazista crescente na cultura popular. Para isso cita uma análise realizada sobre a proliferação das subculturas em relação a uma periferia cultural descontente e alienada. Dessa análise chegou-se à conclusão que quanto mais a fragmentação cultural e social estava em evidência, mais sedutores e atraentes os símbolos do tabu (nazismo, fascismo) se tornavam.
O autor expõe a preocupação com a propagação do fascismo visto que, segundo ele, nenhuma tentativa foi feita para

Relacionados