Resenha "o embate analogia x anomalia no de língua latina de varrão"

Páginas: 2 (381 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
VALENZA, Geovanna Mazzaro. O embate analogia x anomalia no De Língua Latina. Na página eletrônica da Revista X, 2007. O link: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/5440

Aprofessora Geovanna Mazzaro Valenza é mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, ensina latim e literatura latina desde 2005. É licenciada na UFPR (2007), aonde já trabalhou comoprofessora e ministrou várias disciplinas de língua e literatura latina e também ministra cursos de latim para Direito e produção acadêmica na Web.
Em seu artigo O embate analogia x anomalia no De LínguaLatina de Varrão, apresenta inicialmente a origem do embate na Antiguidade, apontando os diversos pontos de vistas entre os autores das duas escolas, que eram os filósofos estoicos (anomalistas) efilólogos e críticos alexandrinos (analogistas). Posteriormente, Valenza introduz o leitor ao principal tema do estudo do artigo que é Varrão, ela inicia explicando a história de sua vida e obra.
Apósintroduzir o leitor no contexto desse embate e visto que é necessário Valenza começa a abordar primeiramente as particularidades dessas duas linhas de pensamento mostrando os pontos positivos e negativose ulteriores a isso, usa citações de diversos autores e especialistas para enriquecer mais o seu artigo, enfatizar o seu raciocínio e além de uma melhor compreensão dessa dicotomia para o leitor.Valenza também utiliza e traduz alguns trechos em latim da obra De Língua Latina (Considerando que a obra não possui tradução para a Língua Portuguesa) para mostrar o estudo e a opinião que Varrão fez etinha sobre esses dois pontos de vista; confrontava suas diversidades e posteriormente fazia uma mescla sobre esses conceitos, que de fato era seu objetivo.
A autora ao término de seu artigoapresenta a solução de Varrão para esse embate e conclui brilhantemente dando ênfase a grande relevância dos registros de Varrão e sua importância tanto para estabelecer pensamentos sobre conteúdos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lingua latina
  • Lingua latina
  • Lingua latina
  • Lingua latina
  • Língua latina
  • LÍNGUA LATINA
  • lingua latina
  • As línguas românicas ou línguas latina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!