Resenha: O diretor de fotografia de Jorge Monclar

1377 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UEG DE GOIÂNIA-LARANJEIRAS
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/AUDIOVISUAL

ANTÔNIO HENRIQUE LOPES QUEIROZ

Resenha: “O diretor de Fotografia, técnicas de cinema. MONCLAR, Jorge. 1999.

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia do curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás para a obtenção da nota do 4° bimestre

Orientadora: Welbia Carla Dias

Goiânia 2013
O DIRETOR DE FOTOGRAFIA E AS TRÊS ETAPAS DE PRODUÇÃO

MONCLAR, Jorge. O diretor de fotografia: manual técnico de cinema. Rio de Janeiro: Solutions Comunicações, 1999. 207 p.

Em muitos casos, os profissionais da área do audiovisual, por deficiência na estrutura de formação acadêmica, acabavam aprendendo tudo que sabiam na base da experiência do dia a dia. Eram poucos que dominavam a prática e a teoria, principalmente em uma equipe considerada basicamente técnica, como a equipe de fotografia.
Jorge Monclar prova ser um dos poucos que sabiam o que fazia e o porquê fazia. Entre alguns livros lançados pelo autor está: O diretor de fotografia, manual técnico de cinema (MONCLAR, Jorge, Solutions Comunicações, 1999).
Apesar do título, o livro não é direcionado apenas para diretores de fotografia, mas para toda a equipe de fotografia. Também não se limita ao cinema, passando experiências em várias áreas do audiovisual.
O livro é basicamente técnico. Realmente um manual para quem quer aprender mais sobre como funciona o trabalho da equipe e de todos os aparatos técnicos que compõem um set de filmagem. Entre os treze capítulos que o compõem, quatro chamam a atenção para além da técnica. Estes são mais introdutórios, tratam de explicar a função do diretor de fotografia, assim como toda sua equipe e seus relacionamentos com os demais profissionais e sua importância entre todas as etapas de trabalho até chegar ao material audiovisual final.
Já no primeiro

Relacionados

  • A Realidade da imagem
    26757 palavras | 108 páginas