RESENHA O CONCEITO DE VALOR PARA O CLIENTE: DEFINIÇÕES E IMPLICAÇÕES GERENCIAIS EM MARKETING

716 palavras 3 páginas
1) Referências bibliográficas:
Título do artigo:
O CONCEITO DE VALOR PARA O CLIENTE: DEFINIÇÕES E IMPLICAÇÕES GERENCIAIS EM MARKETING.
Autoras:
Tânia M. Veludo-de-Oliveira (Unifecap e FEA/USP) e
Ana Akemi Ikeda (FEA/USP)
Local de Publicação:
Gestão.Org, v. 3, n. 1, jan./abr. 2005 (www.gestaoorg.dca.ufpe.br)

2) Resumo:
O artigo lido tem foco no conceito de valor conforme as teorias de marketing e suas implicações gerenciais. Partindo do princípio de que o marketing está diretamente ligado à troca, atividade na qual as partes interessadas dão algo de valor umas às outras para satisfazer suas necessidades, confrontando percepções e escolhas dos indivíduos, o texto esclarece que marketing não está vinculado somente ao aspecto econômico.
Em marketing o conceito de valor sofre influências de muitas áreas do conhecimento, como sociologia (abordagem macro) e psicologia (abordagem micro), envolvendo o comportamento dos públicos envolvidos, pois valores são também as metas que se busca na vida (paz, felicidade, etc) e os meios ou padrões comportamentais por meio dos quais se persegue essas metas, como honestidade.
Estudando o comportamento do público-alvo, o marketing permite a compreensão das relações entre os valores pessoais desses públicos e suas formas de valorização de produtos, além de traduzir valor na perspectiva do cliente. Para o consumidor, o valor envolve o inter-relacionamento de quatro dimensões: interatividade, relativismo, preferência e experiência de consumo.
O valor para o cliente é ainda definido no artigo como função da combinação de três níveis da hierarquia: desempenho, consequências e valores pessoais, pois o desempenho do atributo leva a uma consequência que acarreta valores pessoais, os quais são os estados finais desejados ou objetivos na compra de um produto. A relação entre o comportamento do cliente e seus valores pessoais é ainda teorizada para que os leitores do artigo possam compreender o significado que os clientes

Relacionados

  • Cordeiro 2013 Da rivalidade a parceria anal 15512
    8695 palavras | 35 páginas
  • PREOCESSOS GERENCIAIS
    36170 palavras | 145 páginas
  • REVISTA DA ACADEMIA JUDICIAL
    147976 palavras | 592 páginas
  • Exame OAB UNIFICADO 2015 1
    671094 palavras | 2685 páginas