Resenha o conceito de região e sua discussão.

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2012
RESENHA:
CASTRO, Iná Elías de, org. GOMES, Paulo Cesar da Costa, og. CORRÊA, Roberto Lobato, org GEOGRAFIA: conceitos e temas . 10. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 49-76 p.

O conceito de região e sua discussão.
Paulo Cesar da Costa Gomes

Este capitulo do livro conceitos e temas de Gomes vem nos trazer a idéia do conceito região no entanto sem responder definitivamente aquestão com o intuito de desconstruir as idéias ate agora criada sobre essa questão e de construir uma base para que principalmente os profissionais da área de Geografia possam ter uma serie de idéias construídas apartir do embasamento teórico dos principais pesquisadores do tema como La Blache, Claval, Hettner, Hartshorne, Humboldt, Ritter, Milton Santos entre outros.
A noção de região e umconceito chave para a Geografia por isso e muito importante religar essas significações aos diversos contextos no qual sirva como elemento chave de um sistema explicativo, contexto político, econômico e cultural, ate mesmo porque através da reconstituição histórica podemos perceber três principais conseqüências no campo da discussão política, da dinâmica do Estado, da organização cultural e do estatutoda diversidade espacial. afirmando que a denominação região remonta os tempos do Império Romano, quando a palavra regione era utilizada para designar áreas, independentes ou não, que estavam subordinadas ao Império. Gomes constata que alguns filósofos interpretam a emergência deste conceito como uma necessidade de um momento histórico em que, pela primeira vez, surge de forma ampla, a relação entrea centralização do poder em um local e a extensão dele sobre uma área de grande diversidade social, cultural e espacial.
A centralização do poder que resulta do surgimento do Estado moderno na Europa provoca o resgate do problema político-regional da manutenção do poder que emana de um centro, muitas vezes distante de suas periferias, nas diversas regiões que formam o território de umdeterminado Estado. Ou seja, ainda segundo Gomes, a questão é a mesma que deu origem ao conceito de região na Antiguidade Clássica, e se refere à “relação entre centralização, uniformização administrativa e a diversidade espacial, diversidade física, cultural, econômica e política, sobre a qual este poder centralizado deve ser exercido.
A partir de seu breve mas instigante histórico sobre o conceito deregião, Gomes chega a três grandes conclusões: o conceito de região permitiu, em grande parte, o surgimento das discussões políticas sobre a dinâmica do Estado, a organização da cultura e o estatuto da diversidade espacial; o debate sobre o conceito permitiu também a incorporação da dimensão espacial nas discussões relativas à política, cultura e economia, e no que se refere às noções de autonomia,soberania, direitos, etc; e, por último, foi na Geografia que as discussões atingiram maior importância, já que região é um conceito-chave desta ciência
No âmbito do senso comum a palavra região esta associada a localização e extensão direcionada como referencia de um certo fato ou fenômeno a exemplo disso temos as expressões: região mais pobre, região montanhosa, região da cidade etc. Oprimeiro debate que teve como tema principal a região surgiu da idéia de que o ambiente tem certo domínio sobre a orientação do desenvolvimento da sociedade ou seja as determinações e as influencias do meio natural sobre o homem. Então a partir dessas discussões L. Febvre trás o possibilismo que diz que: A natureza pode influenciar e moldar certos gêneros de vida, mas e sempre a sociedade, seu nível decultura de educação, de civilização, que tem a responsabilidade da escolha, segundo uma formula que e bastante conhecida – “O meio ambiente propõe, o homem dispõe”.
Segundo Vidal de La Blache a região e uma realidade concreta, física, ela existe como um quadro de referencia para a população que ai vive. Enquanto realidade, esta região independe do pesquisador em seu estatuto ontológico. Ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Discussão sobre conceito de região
  • Resenha do texto “o conceito de região e sua discussão”, de paulo cesar da costa gomes .
  • Fichamento do texto o conceito de região e sua discussão
  • Resenha crítica
  • Resenha: A ressignificação do conceito de região
  • Resenha: Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento.
  • Resenha artigo o lem na discussão de conceitos de geometria a partir das mídias
  • o conceito de região

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!