Resenha - O alienista

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 20 de março de 2014

A obra ‘’O alienista’’ produzida por Machado de Assis, apresenta diversas características tais como a análise psicológica e a crítica social. Machado de Assis aborda nesse conto as fronteirasentre o que é normal e o que é anormal por meio do Dr. Simão Bacamarte que tem como objetivo de estudo tentar entender os distúrbios psicológicos da população.
Dr. Bacamarte era reconhecido e consideradoo maior dos médicos no Brasil, em Portugal e nas Espanhas. Ao retornar ao Brasil, para uma cidade no interior do Rio de Janeiro, conheceu D. Evarista na qual casou-se. Após determinado tempo e algunsacontecimentos ele iniciou sua pesquisa psíquica, pedindo ajuda do Estado para a construção de uma casa para fazer analise das pessoas que ali internaria. Dr. Bacamarte passa a internar todos quejulga-o louco, chega a ser cômico suas analises. Ele julgava loucas, pessoas vaidosas e de personalidades diferentes.
Com passar do tempo o Dr. Bacamarte torna-se ‘’alienado’’ ao seu trabalho, e começaa internar uma grande parte da sociedade de Itaguaí, nesse momento a historia começa a nos entreter de uma forma agradável para poder compreender a idéia e as loucuras desse Doutor. Mas logo criou-seum clima desagradável na cidade, trazendo uma revolta da população e alguns decidiram ir contra essa atitude do Dr. Bacamarte, e então o barbeiro Porfirio cria um protesto e junta-se aos que eramcontra essa situação, mas esse movimento se enfraquece após algumas descobertas. Mas como o barbeiro Porfirio tinha seus interesses em ter pessoas ao seu lado ele arma a Revolta dos Canjicas. Mas asatitudes do Dr. Bacamarte deixam-os contrariados. E no decorrer da Revolta , a história nos surpreende no momento em que Porfirio junta-se ao Dr. Bacamarte e alguns apoiadores da Revolta dos Canjicas sãointernados na ‘Casa Verde’’.
Após um tempo o Alienista percebe que sua teoria não estava tão exata ao perceber que mais da metade da população estava internado na Casa Verde e então ele decide...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha O Alienista
  • RESENHA O ALIENISTA
  • O Alienista
  • Resenha
  • o alienista
  • Resenha: O Alienista
  • Resenha O Alienista
  • Resenha O Alienista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!