Resenha M.Glória

763 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
CURSO DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA EM GEOGRAFIA
PROF: MÁRIA DA GLÓRIA

Gabriel de Castro Carvalho

Fundamentos e Perspectivas da Geografia

São Luís
2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Gabriel de Castro Carvalho

Fundamentos e Perspectivas da Geografia

Resenha apresentada ao curso de geografia da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção da segunda nota.

São Luís
2014
SEABRA, Giovanni F. Fundamentos e Perspectivas da Geografia. João Pessoa: Ed Univrsitária/UFPB,1997. Cap 1 página12- 32.

Giovanni de Farias Seabra: Possui Graduação em Geografia pela Universidade de Brasília (1986), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1991) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1998). Pós-doutorado em Geologia Sedimentar e Ambiental pela Universidade Federal de Pernambuco (2006); Pós-Doutorado em Ciências Naturais na Universidade Federal da Bahia (2012). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: geoecologia da paisagem; metodologia da pesquisa aplicada; biogeografia; planejamento e gestão de áreas protegidas; planejamento e gestão turismo; educação ambiental; diagnóstico ambiental e impacto socioambiental. É coordenador do Projeto Turismo Sertanejo.
O autor discorre sobre a aquisição do conhecimento que pode ser obtido de maneiras vulgares, empíricas e assistemáticas. Trata a geografia como uma ciência crítica, dinâmica e, em constante transformação. Quando esta é definida como “estudo da paisagem”, sugere uma análise geográfica restrita aos aspectos visíveis do real, assim, como pode ser conceituada como “o estudo do espaço”. Nesse sentido, podemos concluir que as várias definições geográficas diferem, apenas a nível

Relacionados