Resenha - J. de Alencar

Páginas: 3 (743 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB


CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA
E LITERATURAS NA MODALIDADE EAD




THIAGO DIAS GONCALVES DE OLIVEIRA -SE-20112-LETI-G3






RESENHA CRÍTICA










Santo Estevão
2014
THIAGO DIAS GONCALVES DE OLIVEIRA - SE-20112-LETI-G3




RESENHA CRÍTICA


Atividade apresentada ao Curso deLicenciatura em Letras com habilitação em Língua Inglesa e Literaturas na Modalidade EAD da Universidade do Estado da Bahia- UNEB para fins de avaliação.

Orientador (a): Ann MarieSanto Estevão
2014
RESENHA CRÍTICA:
Romance Iracema de José de Alencar. O autor nasceu no dia 1 de maio, em 1829, nacidade de Messejana, no Ceará. José de Alencar era um romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. De acordo com os teóricos - ele Foi um dos maiores representantes da correnteliterária indianista. José de Alencar corroborou o romance brasileiro através da literatura movida por sentimento de missão patriótica.
A obra Iracema de José de Alencar relatava o funesto romance entreIracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primitivo colonizador português do Ceará. Depois de um acidente Martim é acolhido pela tribo dos Tabajaras, no lugar em que vivia a jovem Iracema.
Noenredo, Iracema e Martim se apaixonam e deixam o local rapidamente para viverem o amor proibido, ambos levam o guerreiro Poti, amigo que Martim considerava como membro da família.
Ao sentirem faltada presença dos dois jovens, os Tabajaras os perseguiram e ao encontrá-los, deram início a um combate violento. Desesperados, os três seguem para uma praia deserta, onde Martim e Iracema fazem umacabana. Porém, alguns dias depois, Martim decide ir lutar junto com os Potiguaras e com seu “irmão” Poti, deixando a gestante Iracema, na cabana. Antes de Martim regressar para a tribo, nasce o filho de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: diva, josé de alencar
  • Resenha O Gaucho de José de Alencar
  • Resenha de iracema de jose de alencar
  • Resenha de iracema de jose de alencar
  • Senhora Jos De Alencar RESENHA
  • Resenha Senhora, José de Alencar
  • j. dunn resenha
  • Resenha sandel, michael j.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!