Resenha e posicionamento sobre o vídeo banimento do amianto no Brasil.

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Resenha e posicionamento sobre o vídeo banimento do amianto no Brasil.

O Supremo Tribunal Federal realizou audiência pública para discutir sobre o uso de amianto. O Ministério da Saúde, na fala dodiretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador na Secretaria de Vigilância da Saúde, Guilherme Franco Netto, recomendou a eliminação do uso de amianto no Brasil, combase em dados da Organização Mundial de Saúde, segundo os quais atualmente 125 milhões de trabalhadores em todo o mundo estão expostos aos efeitos maléficos do asbesto-amianto, e um terço doscânceres ocupacionais são causados pela inalação de fibras de amianto. Ainda segundo ele, a OMS estima 100 mil mortes causadas pelo amianto. Nos Estados Unidos, a estimativa é de 67 mil óbitos por ano. E taiscânceres, de acordo com o especialista, apresentam morbidade de 80% a 90%, conforme dados levantados nos primeiros 12 anos de seu diagnóstico.
A discussão sobre o uso de aminado tem acontecido emvários países do mundo, na Argentina, por exemplo, em 1997 a discussão sobre o uso da substância foi considerada uma prioridade. Depois de 5 anos de discussões, estudos e audiências públicas, em 1º dejaneiro de 2003 e produção e importação de todas as formas de asbesto foram proibidas no país. Na América do Sul, além da Argentina, o Chile e o Uruguai também proibiram totalmente o uso ecomercialização da substância em seus territórios.
Falaram também defensores do uso de amianto, como o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI) e do Instituto Brasileiro deCrisotila, o médico Milton do Nascimento afirmou que vários estudos científicos provam que materiais de fibrocimento (feitos com amianto tipo crisotila) não representam risco para a população. Ele citouestudos científicos nacionais e internacionais que comprovam que o uso do amianto por meio do “cimento-amianto” é seguro, já que nesse caso a liberação de fibras é baixíssima, e afirmou que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMBATES SOBRE O BANIMENTO DO AMIANTO NO BRASIL
  • Banimento amianto brasil
  • BANIMENTO DO AMIANTO NO BRASIL NO STF
  • Resenha sobre Audiência Publica de debate de Banimento do Amianto
  • Banimento do Amianto
  • Resenha sobre vídeos
  • resumo sobre video laboratorio brasil
  • Resenha sobre o vídeo sapateado e liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!