Resenha: a terceira geração dos annales

Páginas: 2 (429 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Aluna: Michele Peixoto dos Santos
Matrícula: 201202170731
Curso: História
Matéria: Introdução ao Estudo da História
Ma.: Talita Cerveira
Resenha: A escola dos Annales (1929-1989): A revoluçãofrancesa da historiografia
Capítulo: 4 – A terceira Geração

Nov/2012

O presente trabalho trata sobre a resenha do quarto capítulo do livro A Escola dos Annales (1929-1989): a Revolução Francesada Historiografia, cujo autor é o historiador inglês Peter Burke. Neste capítulo é abordado o surgimento da Terceira Geração dos Annales, as influências trazidas para o campo da historiografia e aretomada de valores históricos, como a história política e a narrativa.
A terceira geração surge com a aposentadoria de Braudel em 1972 e com Jacques Le Goff assumindo a presidência da Escola. Estageração acabou por abrir-se aos mais diversos temas, assim como, a aceitar ideias vindas do exterior - deixando de concentrar o centro do pensamento histórico em Paris, foi a primeira geração à incluirmulheres. As gerações anteriores haviam recebido críticas feministas por deixarem a mulher fora da história.
A falta de uma figura principal como nas gerações anteriores, fez com que algunscomentadores falassem em uma fragmentação, pois alguns historiadores continuam explorando os mesmos caminhos da primeira e segunda geração, outros voltam à narrativa política e à dos eventos, enquanto algunscontinuaram a praticar a história quantitativa. Porém, a prevalência de um policentrismo não ofuscou a redescoberta da história das mentalidades e a tentativa de empregar métodos quantitativos nahistória cultural. Nos anos 70, surge uma corrente contrária à abordagem quantitativa, pois esta não encontrava no estudo das mentalidades a mesma sustentação oferecida pela estrutura socioeconômica,resultando assim, uma mudança antropológica, o retorno à política e o ressurgimento da narrativa. Através da redescoberta da história das mentalidades alguns historiadores passam a dedicar-se à temas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Annales Terceira Geração
  • Terceira geração dos annales
  • Fichamento
  • Terceira geração
  • terceira geração
  • terceira gera o dos annales
  • resenha annales
  • A segunda geração dos Annales (A era de Braudel)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!