Resenha A Saga de um Microempresário

726 palavras 3 páginas
AZEVEDO, João Humberto. A Saga de um Microempresário. Conselho Federal de Administração – Brasília, 2009.
A Saga de um Microempresário
Caroline Godinho Amaral
Acadêmica da Universidade da Região da Campanha – Campus São Gabriel

A Saga de um Microempresário, (CFA, 2009, 176 páginas), de João Humberto Azevedo, traz os passos necessários para a criação de uma empresa, de uma maneira interessante e prática, onde destaca o valor do conhecimento da Administração, para que a mesma tenha sucesso.
A história é fictícia, mas relata fatos reais que ocorrem no dia-a-dia de quem quer implantar uma nova empresa no mercado, o enfoque do livro é o detalhamento do processo inicial, planejamento, registro formal, onde o personagem decide abrir um minimercado, tudo isso utilizando uma linguagem simples, direta e acessível.
Após ser demitido do emprego por causa de uma reforma estrutural na organização, Carlos Santana, formado em Administração, decide montar um negócio, pois queria continuar morando no interior e isso era um sonho seu, ter sua própria empresa, com economias e a indenização era possível investir esse dinheiro na iniciativa privada, achava atrativa a área de comércio e diante da dificuldade ele identificou uma oportunidade.
Com o conhecimento adquirido e sua experiência, o nosso empreendedor começou a pensar nas oportunidades que o mercado tinha a oferecer para ele, que tipo de atividade comercial ele ia optar, já que o meio engloba diversas atividades, como farmácia, armarinho, lojas de diversos departamentos, então decidiu pesquisar com vizinhos e parentes, que tipo de comércio fazia falta em seu bairro. Depois de sua busca identificou que faltava açougues, mercearias, que o supermercado era muito distante, Carlos resolveu abrir um minimercado, pensava em um auto-serviço, planejado, estrutura de comercialização de gêneros de primeira necessidade, materiais de limpeza, artigos de higiene pessoal. Já que havia decidido montar seu minimercado, seu próximo

Relacionados

  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas