RESENHA A ORDEM DO DISCURSO ngela Maria Sim o

864 palavras 4 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PESQUEIRA-ISEP
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM
ESPANHOL

ÂNGELA MARIA SIMÃO RIBEIRO

MICHEL FOUCAULT:
A ORDEM DO DISCURSO

PESQUEIRA-PE
2014
1

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PESQUEIRA-ISEP
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM
ESPANHOL

ÂNGELA MARIA SIMÃO RIBEIRO

Resenha Crítica feita por: Ângela
Maria Simão Ribeiro, apresentado à disciplina Analise

ministrada

pelo

do

Discurso,

professor

José

Antonio Ferreira da Silva, como um dos requisitos de avaliação.

PESQUEIRA-PE
2014
2

I.

RESENHA

O livro A Ordem do Discurso escrita por Michel Foucault foi elaborado a partir da aula inaugural no College de France, ministrada pelo autor em 2 de dezembro de
1970. Foucault foi um filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Na obra a ordem do discurso, Foucault fala da relação entre o discurso e poder, de como os tipos de controle do discurso agem sobre a sociedade. A maneira externa e interna, explicada por Foucault deixa claro que os discursos em sua maioria são movidos pela busca de desejo e poder, e pela luta do controle daquilo que enunciam.
Em toda sociedade existem os chamados controles externos do discurso, que são denominados procedimentos de exclusão, o mais comum são as interdições, pois não se tem o direito de dizer tudo o que pensamos, como e onde quisermos isso é o que o livro define como tabu do objeto, tudo é uma questão de circunstancias, por motivos de senso comum alguns discurso são considerados próprios ou impróprios de acordo com determinadas ocasiões, e por fim, temos o direito privilegiado ou exclusivo do sujeito que fala, é do conhecimento de todos que apenas alguns podem expor seu discurso acerca de certos assuntos. Constituímos aqui os três tipos de interdições, delimitam parte da exclusão de modo externo.
Outro elemento abordado por Foucault que constrói a exclusão do discurso é a rejeição e para explicar temos a oposição

Relacionados