Resenha - A Morte de Ivan Ilitch

Páginas: 9 (2113 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
1 – Referências Bibliográficas
TOLSTÓI, Leon. A morte de Ivan Llitch e senhores e servos. Editora 34.
2 – Biografia
Leon Tolstói foi escritor russo, nasceu em Iasnaia Poliana, Rússia, no dia 28 de agosto de 1828. Filho de Nicolau Tolstói, sua origem ilustre, remota à princesa Maria Nicolaievna. Com nove anos ficou órfão e foi educado por preceptores particulares. Em 1841, muda-se para Kazane em 1844, ingressa na universidade. Dedica-se aos estudos orientais e depois às ciências jurídicas. Entusiasma-se com o luxo e as frivolidades da capital, ocupa-se dos servos, procura oferecer-lhes melhores condições. Duvida das próprias certezas e sente as contradições dos dois mundos em que vive. Ao completar 23 anos, entra para o Exército, ao mesmo tempo em que publica os capítulos daautobiografia "Infância", na revista O Contemporâneo, de São Petersburgo. Um ano depois eclode a Guerra da Crimeia entre russos e turcos.
Leon Tolstói volta para São Petersburgo, em 1855, descrente da guerra, após a derrota das tropas russas. A vida na corte o decepcionou administrar suas propriedades não o satisfazia e a vida militar o repugnava. Em 1857, troca a carreira de oficial pelas letras.Inicia uma série de viagens pela Europa, onde observa as novas experiências em matéria de educação. Tolstói foi o precursor das ideias revolucionárias que conturbariam a Rússia no século seguinte.
Em 1862 casa-se com Sofia Andreievna. Sofia não aceita as ideias do marido sobre a educação dos filhos, nem a dedicação à escola. Tolstói escreve "Anna Karina", outro grande sucesso. A morte sucessiva detrês filhos, e de uma tia, abala a vida do escritor. Nos trens e nas estações por que passava, Tolstoi era reconhecido por todos, porém, devido a sua preferência em viajar em vagões de terceira classe, onde havia frio e fumaça, o já debilitado escritor contraiu uma pneumonia, que foi agravando rapidamente. No dia 20 de novembro de 1910, o velho escritor morreu durante a fuga, de pneumonia, na estaçãoferroviária de Astapovo, província de Riazan.
3 – Resumo
O livro relata sobre a morte de Ivan Llitch no dia 04 de fevereiro de 1882, ela foi declarada por sua esposa diante de um anuncio no jornal. Sua morte causou tristeza para seus familiares, mais para aqueles que trabalhavam com ele não, pois com a sua morte, seu cargo ficaria livre e eles teriam a oportunidade de substituí-lo. PiotrIvánovitch foi seu amigo de faculdade, e era um dos mais chegados, ao entardecer foi para casa, e após o jantar foi até a casa de Ivan para prestar a sua ultima homenagem. Ao chegar encontra Schwartz, um dos seus colegas de partida de uíste, com o qual espera jogar cartas mais tarde. Ao entrar na sala onde está o corpo, Piotr fica sem saber como se comportar, e então faz o sinal da cruz como de costume.Logo em seguida a viúva Praskóvia o pega pelo braço e o leva para outra sala, para que possam conversar a sós, primeiro comenta com Piotr sobre Ivan, como sofreu nos últimos três dias, e depois entra no assunto o qual era de seu maior interesse, ela queria saber se existia alguma maneira de ganhar mais dinheiro do Governo sem ser o que ela irá receber de pensão. Ele então disse que não serápossível, e se retirou, ao sair foi diretamente para casa de Fiódor, e ao chegar estavam terminando a primeira partida do jogo, e então ele pode participar da segunda.
A narrativa então volta ao tempo, e descreve toda a história de Ivan, faleceu aos 45 anos, era filho de um servidor civil que teve três filhos, o primeiro seguiu os passos do pai, o segundo era Ivan, e o terceiro tentou vários empregos,mas nunca deu certo em nenhum. Ivan se entregou à vaidade, a sensualidade e nos últimos anos do curso, ao liberalismo. Ao se formar foi admitido como funcionário da decima classe e cumpria todas as suas funções, era muito exigente e severo. Após cinco anos no mesmo cargo ocorreu uma reforma no serviço publico, e então ofereceram a ele o lugar de juiz de instrução, e ele aceitou, neste novo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A morte de ivan ilitch
  • A Morte de Ivan Ilitch
  • RDL A Morte De Ivan Ilitch
  • A Morte de Ivan Ilitch
  • A MORTE DE IVAN ILITCH
  • a morte de ivan ilitch
  • Resenha A Morte de Ivan Ilich
  • resenha do livro a morte de ivan

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!