resenha a menteria que os homnens contam

374 palavras 2 páginas
Este livro, que é o primeiro de uma coleção de cinco livros, reúne 40 contos de Luis Fernando Veríssimo que rodam sobre o tema da mentira. Eu não estou falando aqui somente de intrigas ou traições, mas também das famosas mentiras brancas.

Quem aqui nunca mentiu que jogue a primeira pedra. E nem me venha falando que você nunca mentiu que eu não acredito. Você pode sim ser uma pessoa sincera, que não cria intrigas e mente descaradamente para os outros, porém, eu acredito que você já falou “Já estou saindo” quando na realidade ainda nem se arrumou para sair. Acredito ainda que você já tenha sorrido e dito “Ficou muito bom!” para o amor da sua vida enquanto comia a pior macarronada da sua vida.

Cada um dos contos leva ao extremo situações do cotidiano onde a mentira, a falácia, a falsidade e/ou a traição são até consideradas comuns. Em muitos dos contos fica claro como o caminho da falsidade é melhor aceito (e acreditável) do que o caminho da verdade. Como no conto A aliança onde um homem casado prefere mentir uma traição do que contar que perdeu seu anel enquanto trocava o pneu. E ele ainda conseguiu salvar o casamento de um final terrível com esta mentira.

Eu recomendo a leitura deste livro para refletirmos o que é verdade e porque a mentira se tornou tão importante para a nossa sociedade. Como que nós mentimos em cada momento do nosso dia a dia, até para nós mesmos. E apesar do tema parecer pesado, eu achei uma leitura bem leve e agradável. E agora a pergunta: Esse é um livro para rir? Eu responderia que é um livro para levantar um sorriso torto no canto do lábio enquanto você ri na sua cabeça. Acho que está valendo, não?

E saibam que eu já li o segundo livro desta coleção, foi a minha primeira resenha aqui no Vagabundo Zen: A mesa voadora. Passem lá para conhecer mais sobre esta obra ou relembrar como eu escrevia! Torçam para eu manter o ritmo e conseguir ler e escrever tudo em tempo!

Até mais!

Relacionados

  • gegr
    823 palavras | 4 páginas